Skip to Content

De transporte público

Transporte escolar

De metrô, ônibus urbanos ou interurbanos... O transporte público é uma boa opção para ir à escola.

-No caso de ônibus suburbano, não há nenhuma indicação especial além de seguir os conselhos básicos de segurança. É aconselhável manter a criança sob vigilância o tempo todo e de mãos dadas se falamos de crianças pequenas. 

É preciso aumentar a precaução quando estamos perto da estrada para evitar possíveis quedas acidentais. Uma vez dentro do ônibus, é recomendável que a criança vá sentada. 

-No caso de um ônibus urbano, se você estiver com um carrinho de bebê, os ônibus geralmente contam com uma área reservada para estacioná-lo e o mesmo pode ser preso com cintos especiais para que não se mova durante o trajeto. 

Esses ônibus já contam, em muitos casos, com um sistema de retenção infantil para colocar as crianças. Caso contrário, a criança deve ir sentada corretamente, evitando que se levante para evitar quedas e batidas. É desaconselhável viajar em pé, no chão, devido à possibilidade de uma frenagem inesperada e a criança cair no chão.

-Se viajar em um ônibus interurbano, é obrigatório o uso de sistemas de retenção homologados para as crianças com mais de três anos de idade, sejam assentos equipados com cintos de segurança ou com outros sistemas de retenção homologados.

No caso de um cinto de dois pontos, não será possível instalar a cadeirinha. Lembre-se de que esse tipo de cinto não tem a mesma capacidade de retenção que os cintos de cinco pontos das cadeirinhas. Se o cinto tiver três pontos, você poderá instalar uma cadeirinha. Nesse caso, a criança não deve sentar-se diretamente sem um sistema de retenção infantil, pois a faixa diagonal pode causar sérios riscos se não for ajustada adequadamente. 

Back to top