Skip to Content

De ônibus

Transporte en autobús

O ônibus é um dos meios de transporte mais seguros, como mostram as estatísticas. De fato, estima-se que, somente na Espanha, mais de 600.000 alunos usam o ônibus escolar para ir à escola e voltar para casa todos os dias.

Aqui estão algumas dicas:

-90% dos acidentes que ocorrem durante o transporte escolar se dão no momento de subir ou descer do veículo ou nos instantes imediatos. Em muitos casos, trata-se de atropelamentos causados por uma distração da criança, do motorista do transporte escolar ou dos pais. Para evitar esse tipo de acidente, recomenda-se que os pais respeitem as paradas, vão tempo suficiente e não esperem pelas crianças do outro lado da rua.

-Antes de atravessar a rua, deve-se aguardar o sinal do motorista e sempre atravessar pelo menos três metros à frente.

-Não se deve correr para chegar no ônibus nem ao sair dele.

-Dentro do ônibus, mantenha-se sentado e com o cinto de segurança posto.

-Da mesma forma, deve-se obedecer ao motorista e ao monitor.

-O uso do cinto de segurança nos ônibus reduz as lesões fatais em 90% em caso de colisão frontal ou capotamento. Por esse motivo, recomenda-se que os ônibus possuam cinto de segurança e tecnologia que ajude a evitar acidentes como o sistema de frenagem de emergência, já presente em muitos desses veículos, principalmente nos mais novos (obrigatório desde 2007 e 2013, respectivamente).

-É recomendável que as crianças usem um sistema de retenção infantil. No entanto, a maioria dos ônibus contam com cintos de dois pontos, tornando impossível a instalação de um SRI. 

-Caso conte com cintos de três pontos, a criança deve ir com a correspondente cadeirinha homologada de acordo com sua altura e peso.

Bus 

Neste infográfico, oferecemos dicas para viajar com segurança em um ônibus escolar:

Transporte escolar en autobús

Back to top