Skip to Content

De moto

En moto

Em primeiro lugar, deve ficar claro que as crianças mais pequenas não devem viajar de moto. É necessário que o menor tenha certas noções ao viajar neste tipo de transporte, como saber a importância de usar o capacete, se segurar ou se posicionar corretamente. 

Embora a normativa possa variar de um país para outro, na Espanha somente crianças maiores de 7 anos podem andar de moto se forem acompanhadas de seu pai, mãe, tutor ou pessoa autorizada, ou maiores de 12 anos com qualquer outra pessoa (e apenas se o veículo tiver dois lugares). Se o veículo possuir cintos, é obrigatório o seu uso e, em todo caso, todos os ocupantes devem usar capacete em todos os tipos de vias.

Obviamente, as crianças sempre devem ir atrás e sempre que a motocicleta ou motoneta permitir, ou seja, devem ser homologadas para transportar passageiros. Essas informações aparecem no certificado de registro e licenciamento do veículo. 

A criança que possa ir como passageira deve se sentar no assento traseiro, com o capacete correspondente ao seu tamanho e com os pés apoiados nos apoios laterais. Caso, devido a sua fisionomia, não alcance tais apoios, embora tenha a idade mínima necessária, existem assentos homologados adicionais que podem ser instalados, principalmente em scooters, podendo assim transportar a criança com segurança. 

Por último, recomenda-se que a criança use proteção adequada e roupas reforçadas.

Back to top