Skip to Content

Transporte em bicicleta

Uso de bicicleta

A bicicleta é um meio de transporte perfeito para se locomover pela cidade. Não polui, não consome, evita engarrafamentos, também é uma prática esportiva e tanto crianças como adultos gostam de passear com ela. 

Independentemente se vão como passageiros ou se são os condutores da bicicleta, é importante que pais e filhos sigam uma série de recomendações para se locomover de bicicleta em segurança. Devemos ter em mente que a bicicleta não é apenas um brinquedo, mas também um meio de transporte:

-Se for como passageiro:

Claro, é importante que a bicicleta esteja em boas condições: freios, rodas, luzes...

No que diz respeito aos equipamentos de segurança, todas as crianças que vão como passageiras devem usar capacete. Quanto aos adultos, não precisam usar o capacete se forem circular por vias urbanas. No entanto, sua utilização é altamente recomendada, mesmo que se enquadrem nesta restrição. Por um lado, ficam mais protegidos e, por outro, dão o exemplo e encucam este comportamento nos mais pequenos. 

Da mesma forma, deve-se sempre usar elementos refletivos e luzes para que fiquemos mais visíveis aos demais usuários, assim como roupas com cores chamativas. 

Lembramos que um adulto (maior de 18 anos) só pode levar uma criança como passageira se ela tiver menos de 7 anos de idade. As crianças devem ser acomodadas em uma cadeirinha adicional homologada de acordo com a norma UNE-EN 14344:2005. Essas cadeirinhas contam com encosto, arnês e apoio para os pés. Devemos nos certificar de que a cadeirinha fique perfeitamente presa à bicicleta. O mais comum é usar a cadeira na parte traseira, mas também há cadeirinhas dianteiras, que são colocadas no quadro, entre o selim e o guidão.

Existem também pequenos reboques para bicicletas, embora estes não sejam propriamente regulamentados. Nas vias urbanas, a normativa diz que devem ser seguidas as disposições das portarias municipais. Portanto, vai depender da prefeitura de cada município se este tipo de reboque pode ser usado ou não. Nas estradas interurbanas não é permitido o uso de reboque para transportar pessoas.

-Se forem condutores da bicicleta:

É muito importante ensinar às crianças as principais práticas de segurança a serem seguidas na bicicleta, assim como as leis de trânsito. É preciso ter em mente que, a princípio, os pais estarão presentes para ensinar a criança a usar a bicicleta, mas chegará o momento em que poderão usá-la sozinhos e a usarão para se deslocar. Por isso é importante lhes ensinar uma série de regras desde o início para que adotem essas regras como suas. 

O capacete deve ser usado o tempo todo e especialmente quando estão aprendendo a andar de bicicleta, tanto quando ainda estão usando rodinhas de apoio quanto quando já passaram para a bicicleta comum de duas rodas. 

Luzes, coletes e elementos refletivos, cores chamativas... tudo ajuda e torna o ciclista mais visível para os outros usuários. 

Se falamos de crianças muito pequenas, estas devem circular pela calçada e sempre acompanhadas por seus pais e/ou tutores. Para os demais ciclistas, recomenda-se o uso das ciclovias. Tenha em mente que você não pode andar de bicicleta pela calçada, a menos que seja uma criança pequena. Andar pela calçada é perigoso para os pedestres e para o próprio ciclista. 

Se não houver ciclovia, você deve circular pela rua. Quando os ciclistas andam pela rua, devem respeitar as leis de trânsito, pois são considerados mais um veículo. É essencial respeitar as prioridades nos cruzamentos (paradas), faixas de pedestres (devem sempre descer da bicicleta se vão passar por uma e dar passagem aos pedestres), semáforos e sinais de “direção” proibida, assim como devem olhar com muito cuidado antes de fazer curvas, as quais devem ser devidamente sinalizadas com antecedência. 

Também deve-se ter cuidado com carros estacionados, pois podem abrir a porta a qualquer momento e, os ciclistas, devido ao seu tamanho, são pouco visíveis. 

Obviamente, distrações devem ser evitadas: você não pode usar seu celular enquanto anda de bicicleta e também não pode ir com fones de ouvido, pois assim não poderá ouvir outros veículos e é perigoso. 

Se for usar a bicicleta à noite, a mesma deve contar com elementos refletivos em diferentes partes, que captem a luz dos faróis dos automóveis. O mínimo é um refletor na parte traseira, de cor vermelha, um par de refletores na lateral e nas rodas, de cor laranja, e um refletor na parte dianteira, de cor branca.

Além dos refletores, também é essencial possuir luzes. Uma vermelha atrás e outra branca na frente. A luz pode ser fixa ou intermitente, mas deve estar ligada. Atualmente, com os sistemas de iluminação LED, as baterias das luzes da bicicleta duram mais tempo e também são recarregáveis.

Back to top