Skip to Content

De carro

Transporte en coche

Carros particulares, carros de aluguel, táxis, VTC... A lei pode variar de um país para outro. Portanto, recomendamos consultar previamente o que dizem os regulamentos de cada país. Em todo caso, recomenda-se que as crianças com menos de 150 cm (em alguns países, como na Espanha, é obrigatório até os 135 cm e recomendado até os 150 cm) utilizem um sistema de retenção infantil homologado e adaptado à sua altura e peso

Devem ir preferencialmente nos bancos traseiros. De fato, em muitos países, como Espanha e Portugal, é obrigatório ir nestes assentos, salvo em algumas exceções

Deve-se levar em consideração que o assento mais seguro é o assento traseiro central devido à sua distância de ambas as portas. Em todo caso, se a cadeirinha contar com o sistema Isofix e o assento central não possuir este sistema, é recomendável colocar a cadeirinha atrás do banco do passageiro, no lado direito. O sistema Isofix evita cometer erros em sua instalação e, além disso, o banco direito possui um melhor acesso para a criança entrar e sair com segurança, pela e para a calçada. Ademais, é mais provável que ocorra uma colisão lateral no lado esquerdo porque o trânsito vem desse lado nos cruzamentos. Aqui, abordamos porque é melhor a criança ir no assento traseiro central.

Por fim, opte por cadeirinhas viradas para trás. Devido à maior fragilidade do pescoço da criança, essa cadeirinha circula com o bebê no sentido contrário ao da marcha. É recomendável ir assim durante o maior tempo possível, pelo menos até os quinze meses de idade, embora existam no mercado cadeirinhas que permitem que as crianças viajem viradas para trás até pesarem 25 kg (peso que costumam atingir com a idade aproximada de 7 anos).

Deve-se evitar erros como transportar uma criança no banco do passageiro em uma cadeirinha virada para trás com o airbag ativado (este deve estar sempre desativado) ou transportar uma criança nos braços. Abordamos todos estes pontos neste infográfico.

Em determinados momentos a cadeirinha pode não ser obrigatória, como no caso do táxi ao circular pela cidade. No entanto, nós da Fundación MAPFRE insistimos na importância de que as crianças com menos de 150 cm devem usar o respectivo sistema de retenção infantil homologado e adaptado ao seu peso e altura em todos os deslocamentos. 

coche-prt.jpg

Back to top