Skip to Content

De ônibus

En autobus

Na hora de viajar de ônibus, deve-se levar em conta que o mais importante é que as crianças viajem com um sistema de retenção infantil homologado e adequado à sua altura e peso. No entanto, hoje em dia, poucos ônibus permitem isso.

Por exemplo, na Espanha, a normativa não indica como as crianças menores de 3 anos devem viajar, mas o ideal seria poder instalar o SRI habitual no assento. Em muitos casos isso não é possível, principalmente se o ônibus não tiver cinto de segurança ou se tiver um cinto de dois pontos.

Os demais passageiros devem ir com o cinto de segurança devidamente preso em todos os ônibus que contem com ele. Lembramos que podemos encontrar ônibus que não possuem este importante sistema de segurança, principalmente se falamos de ônibus antigos.

Se o ônibus em que você está viajando possui cinto, devemos saber diferenciar entre cintos de dois ou três pontos. O cinto de dois pontos não afeta as crianças, ou seja, pode ser utilizado tanto pelos adultos quanto pelas crianças, pois ele é preso abaixo da cintura, acima da pelve. No entanto, não é particularmente seguro quando se trata de crianças menores de 6 anos de idade e protege muito menos do que o cinto de três pontos.

Por outro lado, o cinto de três pontos pode não ficar devidamente ajustado ao corpo da criança, por isso deve-se utilizar um assento de elevação. Os cintos de três pontos estão pensados para os adultos. É por isso que as crianças precisam deste outro tipo de assento, de preferência com encosto, para que o cinto não cause lesões e fique bem ajustado. A faixa diagonal pode exercer pressão no pescoço.

Aqui oferecemos mais dicas para viajar de ônibus com segurança. 

Back to top