Skip to Content

De avião

En avión

Não é obrigatório que as crianças utilizem um SRI no avião, no entanto, podemos levar a bordo uma cadeirinha homologada desde que tenha dimensões compatíveis, algo que podemos descobrir consultando a companhia aérea.

Para crianças menores de dois anos, existem cintos especiais que são fixados no cinto de segurança do adulto. Dessa forma, os bebês podem viajar no colo de um adulto. A partir dos dois anos de idade, as crianças já podem viajar com o cinto de segurança do próprio assento.

Obviamente é recomendado que as crianças usem um sistema de retenção infantil adequado ao seu tamanho e peso pois assim viajarão com mais segurança.

Muitas empresas permitem que uma cadeirinha homologada seja levada a bordo. No entanto, é aconselhável consultar previamente a companhia aérea para evitar possíveis complicações. Se pode utilizar a cadeirinha de auto com a qual a criança viaja normalmente (consulte a lista de cadeirinhas compatíveis). Obviamente, neste caso, a criança ocupará um assento completo e terá que pagar a passagem. É importante lembrar que a cadeirinha, seja ela virada para frente ou para trás, deve poder ser devidamente fixada e ancorada ao assento e ter dimensões compatíveis, visto que em algumas aeronaves o espaço disponível é limitado.

Além das cadeirinhas para auto, existe um modelo de sistema de retenção infantil específico para aeronaves, certificado tanto na Europa como nos Estados Unidos. Geralmente é conhecido como CARES. Trata-se de um arnês de quatro pontos projetado para que a criança vá sentada diretamente no assento do avião. Ele é preso ao cinto de segurança na parte inferior e na parte superior é preso por uma faixa que envolve o encosto do banco. 

Back to top