Skip to Content

Não sabe como viajar este verão com crianças com necessidades especiais? Não perca as nossas recomendações

Não sabe como viajar este verão com crianças com necessidades especiais? Não perca as nossas recomendações

15/07/2016

Com o verão chegam as deslocações, as viagens a zonas turísticas… Recebemos e lemos recomendações sobre como rever o carro antes de viajar, que sistema de retenção infantil é o mais adequado para o nosso filho e como realizar uma condução segura… No entanto, que conselhos podemos seguir quando vamos realizar uma viagem com crianças com necessidades especiais? Em "Segurança Rodoviária Infantil" contamos com uma secção específica onde abordamos as principais dúvidas e oferecemos recomendações para viajar com os nossos filhos.

Devo ter alguma precaução especial na altura de viajar com o meu filho que tem a doença da pele de borboleta? Que homologação devem cumprir os assentos para crianças com necessidades especiais? Estes são só dois dos muitos artigos que podem encontrar na nossa secção "Crianças com necessidades especiais", além de infografias e materiais.

Tal como contempla o relatório "As crianças com necessidades especiais e a sua segurança no automóvel", realizado pela Fundación MAPFRE, estas necessidades especiais podem ser temporárias ou permanentes. Em ambos os casos, podemos precisar de adaptar as nossas viagens e a forma de transportar os mais pequenos para fazê-lo da forma mais segura possível.

Existem necessidades físicas temporárias, como pode ser o caso de crianças prematuras ou com baixo peso, displasia da anca, lesões, intervenções cirúrgicas, ou com necessidades permanentes, como é a falta de controlo ou estabilidade da cabeça ou o pescoço, osteogénese imperfeita, falta de tónus muscular, etc. Também pode ter necessidades psíquicas ou emocionais, relacionadas com problemas de desenvolvimento ou com condições relacionadas com o comportamento ou conduta.

ESCOLHER A CADEIRA MAIS ADEQUADA

Sem dúvida alguma, pode ser a tarefa mais complicada. Na maioria dos casos, as crianças podem utilizar sistemas de retenção infantil comuns. Noutros casos, é necessário adaptar a cadeira à própria necessidade: sistemas de retenção infantil sem ressaltos laterais, com almofadas, espuma ou colares cervicais, cadeiras giratórias... Neste vídeo encontraremos os diferentes tipos de cadeiras:

15/07/2016

No caso de procurar sistemas de retenção infantil viradas para trás para bebés com necessidades especiais. Não percam esta infografia com recomendações muito importantes no momento de escolher a mais adequada.

CONSELHOS PARA REALIZAR UMA VIAJEM COM UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS



Infografía viaje niños con necesidades especiales


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top