Skip to Content

Criança prematura? Siga estas dicas para viajar com segurança de carro

¿Niño prematuro? Sigue estos consejos para que viajen de forma segura en coche

13/11/2018

Um em cada treze recém-nascidos na Espanha é prematuro, de acordo com a Associação de Pais de Crianças Prematuras (APREM). Além disso, a percentagem de crianças prematuras aumentou nos últimos anos em 36% entre 1996 e 2013 (de acordo com o INE). 

As causas de prematuridade são múltiplas, embora seja estimado que técnicas de reprodução assistida, nascimentos múltiplos, estresse no trabalho, problemas de saúde na mãe e maternidade tardia sejam fatores determinantes. 

Além de nascer prematuramente, esses bebês têm um risco maior de desenvolver problemas de saúde, cuja gravidade dependerá, em grande parte, do grau de prematuridade.

Esses bebês podem sofrer complicações graves, como, por exemplo, déficit sensorial, paralisia cerebral, infecções respiratórias ou doenças crônicas. Além disso, o desenvolvimento do sistema imunológico dessas crianças é incompleto, por isso são propensas a infecções que podem se tornar muito sérias em um curto espaço de tempo, e ter desenvolvimentos incompletos também no sistema respiratório e digestivo.

Precauções para viajar de forma segura de carro com crianças prematuras

As crianças prematuras, como comentado anteriormente, não podem permanecer sentadas na cadeirinha do carro por longos períodos de tempo. A possibilidade de sofrer problemas respiratórios e a possível fraqueza muscular para respirar em posturas não naturais o torna um risco que, acima de tudo, o médico deve avaliar no momento da alta desses pacientes. 

É essencial, em primeiro lugar, colocar-se nas mãos do pediatra para saber ao certo se a criança pode viajar de forma segurança no carro, ou qualquer outra questão que possa surgir para seus pais nos primeiros dias fora do hospital.

No carro, temos que colocar o limite máximo de uma hora sentado na cadeirinha do carro, além de reclinar o máximo possível o encosto  para que viaje o mais baixo possível. 

É claro que as crianças devem viajar viradas para trás sempre (esta é uma regra geral para todas as crianças, mas para levar em consideração especialmente com essas crianças). Um adulto deve viajar com eles nos bancos traseiros , principalmente para garantir que tudo ocorra com normalidade e manter contato visual com o bebê.

O uso do carrinho de bebê deve ser reservado para viagens de carro, enquanto para outros casos, um sistema de transporte de passeio adequado a criança. É importante, uma vez que as cadeirinhas para carro não são indicadas, geralmente para ser usada como de passeio.

Você tem mais informações neste infográfico completo.

Objetivo Zero
Back to top