Skip to Content

Conselhos para viajar com crianças que têm doença de refluxo gastresofágico

Consejos para viajar con niños que tienen enfermedad por reflujo gastroesofágico

20/03/2019

O refluxo gastresofágico significa que há uma volta do alimento desde o estômago para o esôfago. É algo muito habitual nos bebês lactantes, e em general muitas pessoas sofrem desse refluxo na idade adulta.  

Pode ser um motivo de preocupação para os pais, mas na maioria dos casos o refluxo gastresofágico não tem nenhuma importância e não é necessário um tratamento com medicamentos. 

Por outro lado, a doença de refluxo gastresofágico (ERGE) é um tipo de refluxo mais grave e duradouro. O sintoma mais frequente de ERGE é a acidez, se falamos de crianças e adolescentes. Pode durar até duas horas e tende a piorar após as refeições. Em lactantes e crianças pequenos, a ERGE pode causar problemas durante e depois das refeições:

  • Vômitos frequentes, em especial após as refeições.
  • Asfixia ou chiado se o conteúdo do refluxo entra na traqueia e pulmões.
  • Arrotos úmidos.
  • Regurgitação que continua após o primeiro ano de vida.
  • Irritabilidade ou choro inconsolável após as refeições.

Ao deitar o bebê com ERGE depois de comer, ou acomodá-lo na cadeira do carro, os sintomas podem piorar. Ademais, algumas crianças sofrem complicações porque o refluxo constante dos ácidos gástricos pode causar problemas respiratórios, vermelhidão e irritação do esôfago, inclusive o sangramento do esôfago, entre outras coisas.

Por estas razões, é importante saber que é benéfico para a criança manter uma postura ereta, tanto quanto possível, após as refeições. Meia hora já costuma ser o suficiente. No que diz respeito à andar de carro, o problema pode ser que os arneses apertem o abdômen da criança e isso agrava os sintomas momentaneamente. Uma postura reclinada, tendendo à vertical, é a mais recomendada.

Na maioria dos casos, não é necessário tomar mais precauções do que as mencionadas: espere um tempo razoável antes de sentar a criança no assento do carro e não a deite.

Objetivo Zero
Back to top