Skip to Content

Conselhos na hora de viajar de carro com crianças que possuem asma

Consejos para viajar en coche con niños con asma

03/05/2018

A asma é uma doença respiratória que tem passado por um aumento no número de casos nas últimas décadas. As principais causas para este aumento da incidência de asma é o meio ambiente, como por exemplo o aumento da contaminação do ar. É a doença crónica mais comum nas crianças e, em poucas palavras, faz com que seja muito complicado respirar.

As causas não se conhecem com exatidão, ainda que se acha que deve ser devido a uma combinação de fatores ambientais e genéticos. Crianças com parentes adultos que possuam asma são mais propensos à sofrer do mesmo problema, e com maior probabilidade se tiverem sobrepeso. 

A asma não tem cura, mas pode ser tratada com medicamentos e as crises pode ser prevenida com bastante sucesso. O tratamento costuma apoiar-se em dois princípios: tomar os medicamentos prescrevidos, e eliminar qualquer gatilho de uma crise de asma.

Conselhos na hora de viajar de carro com crianças que possuem asma

Em primeiro, lugar, devemos perder o medo de viajar com crianças asmáticas. Tomando as devidas precauções e sempre consultando o pediatra, os riscos são muito controlados e pode ser evitado as crises.

Como conselhos básicos (e gerais, que servem para todas as situações), podemos manter o lugar onde a criança for ficar livre de alérgenos como pó ou fumaça. Fumar perto da criança está absolutamente desaconselhado. Temos de prestar atenção ao clima (local e no destino de nossa viajem de carro) e permanecer no interior do carro quando os fatores ambientais puderem afetar.

Antes de viajar devemos planejar cuidadosamente a medicação que nos vamos levar. Temos de mantê-los sempre a mão, e não no porta malas, por exemplo. Em caso de necessidade, o quanto antes usar o remédio, melhor. Nunca devemos sair sem cópias de toda a informação sobre o tratamento da criança, medicação, e as receitas em caso de precisar.

De modo geral, os veículos podem conter muitos alérgenos como ácaros, mofo e outros, que se depositam na tapeçaria e plásticos do carro, e também nos dutos de ventilação do sistema de ar acondicionado. Limpar o interior do carro antes de sair de viajem é uma opção muito boa para reduzir os riscos da criança asmática, e um truque: abrir as janelas e ligar o ar acondicionado durante uns minutos, para esvaziar os ditos dutos dos possíveis alérgenos.

Como precaução adicional revisaremos os filtros do interior do veículo (ar, pólen), e tentaremos andar com as janelas fechadas e o climatizador ou o sistema de ar acondicionado.

Objetivo Zero
Back to top