Skip to Content

Como crianças que utilizam cadeira de rodas devem ser acomodadas no carro quando forem viajar?

Como crianças que utilizam cadeira de rodas devem ser acomodadas no carro quando forem viajar?

17/05/2017

Muitas crianças com necessidades especiais utilizam cadeira de rodas para se locomoverem em seu dia a dia. Dependendo da doença, a cadeira de rodas pode ser especial ou não, mas de qualquer forma quando é necessário utilizar o carro, acabam enfrentando uma série de obstáculos e dificuldades para acomodar a cadeira e a própria criança.

Obviamente, nos referimos sobretudo no caso da criança precisar utilizar a cadeira de rodas de forma habitual. Nesses casos pode ser necessário realizar algumas adaptações no veículo para acomodar a cadeira e a criança, modificações que são bastante importantes.

A adaptaçao do carro

A princípio, é possível adaptar de certa forma qualquer carro para transportar uma cadeira de rodas em sua parte traseira, mas o ideal é que o carro que será modificado tenha um espaço interno grande, como tampa do porta-malas e portas laterais (tendo em conta que o porta-malas deve ser o suficientemente espaçoso, para efetuar qualquer manobra para colocar e retirar a cadeira sem problemas). Graças ao porta-malas ou portas laterais, será mais fácil o acesso ao interior do veículo. Às vezes é necessário rebaixar o piso do veículo para conseguir mais espaço interior.

Para subir e descer com facilidade a cadeira de rodas do interior do veículo será necessário instalar uma plataforma elevatória, ou uma rampa. Para prender a cadeira de rodas no interior do veículo deve-se colocar guias no piso ou pontos de ancoragens, de maneira que se possa fixar facilmente a cadeira. Neste ponto temos que diferenciar entre as ancoragens para a cadeira e os sistemas de retenção para o passageiro: no primeiro caso podem ser flexíveis ou rígidos, no segundo serão os cintos de segurança do carro no caso de adultos, ou o sistema de retenção infantil no caso de crianças.

Quanto ao Sistema de Retenção Infantil, devemos escolher o mais adaptado à condição física da criança e à doença da qual é portadora, portanto nós aconselhamos consultar artigos como “Tipos de cadeiras para crianças com necessidades especiais”.

Como realizar uma viagem de carro com uma criança em cadeira de rodas

Quando formos realizar uma viagem de carro com uma criança que precise de cadeira de rodas não tem porque haver complicações além da necessidade de colocar a cadeira de rodas no carro e acomodar a criança no SRI, sobretudo se estamos preparados para qualquer eventualidade. É de vital importância preparar a criança antes de colocá-la no carro, e sobretudo assegurar-nos de que a postura na qual colocarmos ser a mais cómoda possível para que a viajem seja agradável.

Temos que levar conosco tudo o que a criança possa precisar durante a viagem, tanto para o lazer como para qualquer outra necessidade, como sua segurança, sua comodidade física, ou qualquer medicamento que possa precisar para seu tratamento específico.

Além disso, é conveniente levar uma espécie de kit com objetos que possam ser muito úteis, como por exemplo toalhas húmidas para lavar as mãos, toalhas esterilizadoras, papel higiênico ou, de novo, toalhas húmidas para a higiene, e também algumas “ferramentas” para o caso em que seja necessário consertar qualquer coisa associada com a cadeira de rodas ou as ancoragens da mesma no carro:: um óleo multiuso, fita adesiva, e qualquer ferramenta que possa ser útil em caso de necessidade, por exemplo, um alicate para o caso de ser necessário cortar os cintos de segurança (em caso de acidente, por exemplo).


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top