Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal
Home 5...5 Crianças com necessidades especiais 5 Cadeiras auto para crianças com necessidades especiais

Cadeiras auto para crianças com necessidades especiais

Todas as crianças são especiais, mas algumas são um pouco mais que outras por condições específicas. E devemos cuidar com especial cuidado dessas crianças, para que tenham mais conforto e segurança.

Condições psíquicas:

– Ansiedade e hiperatividade, crianças que podem ter dificuldade em estar quietas e numa cadeira.
– Autismo, a criança relaciona-se de forma diferente com o seu meio e pode parecer-lhe muito estranho ou difícil sentar-se na cadeira, o que requer paciência e tempo.
– Deficiência intelectual, etc.

Condições físicas:
– Temporárias: devido a uma operação, fratura ou displasia, que requer gesso ou bandagem, e manter uma posição na cadeira diferente da normal.
– Diferente desenvolvimento físico do corpo da criança, falta de tónus muscular ou escoliose, condições que podem acarretar falta de estabilidade da cabeça e pescoço, ossos frágeis, que requerem um sistema com menos pressão no corpo e o proteja mais em caso de acidente

– Crianças em cadeira de rodas.

Lembre-se sempre que as cadeiras auto reduzem o risco de lesão e são obrigatórias. Uma criança com necessidades especiais deve ter o máximo nível de segurança, tal como qualquer outra criança. A sua situação não é desculpa para não utilizar um sistema de retenção para crianças.

Pode utilizar cadeiras auto convencionais ou precisar de cadeiras adaptadas às condições especiais. Infelizmente, estas cadeiras especiais ou adaptadas são mais caras.

O ideal seria que os fabricantes tivessem mais opções nos seus catálogos, reduzindo também o seu custo o máximo possível.

Também seria muito interessante um programa de apoios para a compra destas cadeiras adaptadas. Quando a necessidade especial é temporária, por exemplo, uma fratura, seria útil que existissem programas de empréstimo de cadeiras específicas.

Os tipos de cadeiras auto para crianças com necessidades especiais que podemos encontrar são:

– Alcofas, para crianças que devem ir deitadas.
– Cadeiras sem encostos laterais, para poder separar e esticar as pernas.
– Arnês complementar para manter a coluna no encosto.
– Almofadas para a cadeira, que ajudam a manter uma postura correta.
– Apoio para cabeça com orelhas, colarinho ou gorro com velcro, para manter erguida a cabeça da criança.
– Cadeiras com rotação 90 graus sobre a sua plataforma, para facilitar o acesso na porta do carro.
– Para crianças com ossos frágeis são mais recomendáveis os bancos colocados no sentido contrário à marcha durante o mais tempo possível.

Os pais de crianças com necessidades especiais podem consultar o pediatra e especialista em ortopedia para procurar a cadeira mais recomendável.