Skip to Content

Participamos do XVII Congresso da Federação de Associações de Parteiras da Espanha

Participamos en el XVII Congreso de la Federación de Asociaciones de Matronas de España

30/09/2018

As parteiras proporcionam uma atenção integral à saúde sexual e gestação da mulher e têm a importante tarefa de oferecer educação e assessoria em saúde, não só à mulher, mas também à família e à comunidade.

No II Congresso APROMAP e no XVII Congresso da Federação de Associações de Parteiras da Espanha foram expostos temas relacionados com a saúde e a segurança das crianças e gestantes e queríamos estar ali para mostrar importância do uso dos sistemas de retenção infantil de maneira adequada e apresentar a nova pareceria que nos une com a Federação de Associações de Parteiras da Espanha (FAME).

As parteiras são as profissionais de saúde mais próximas à mulher quando estão gestantes e nos primeiros cuidados aos seus filhos e contribuem com toda sua experiência e conhecimentos quanto à maneira de cuidar e transportar bebês e crianças. São elas as mais preparadas para conscientizar sobre os benefícios de um bom sistema de retenção infantil, a necessidade de utilizar sempre e como  instalar.

Queremos que as parteiras sejam as transmissoras de conhecimentos sobre Segurança Viária. Através do acordo com as Associações será realizado uma série de cursos presenciais, em colaboração com Dorel, que serão compostas de 35 palestras ao todo, dirigidas a 4.000 parteiras, aproximadamente.

Para completar toda esta formação, será colocado a disposição um curso on-line “Bebés e crianças seguras no carro”, que se dá através da Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED). Este curso foi pensado para proporcionar informação, e dar formação, sobre aqueles aspectos mais relevantes relativos à segurança das crianças nas estradas.

Além disso serão distribuídos mais de 400.000 exemplares do guia “Bebês e crianças seguras no carro” através das cestas que a Present Service distribui em Centros de saúde e hospitais, por toda Espanha. Além disso, a revista especializada “Meu bebé e eu” também distribuirá o guia em hospitais e Centros de Saúde do país.

Através da Fundación MAPFRE trabalhamos para impulsionar a informação aos pais para que, consigamos evitar que as crianças sofram lesões por um mau uso dossistemas de retenção infantil.

Se quiser mais informações sobre este tema poderá consultar nosso Guia para pais sobre a prevenção de lesões não intencionadas na etapa infantil ou  inscrever-se no curso Bebês e crianças seguras no carro.

Objetivo Zero
Back to top