Skip to Content

Boas práticas: Workshops sobre SRI para grávidas e os seus companheiros em Alcalá la Real

Boas práticas: Workshops sobre SRI para grávidas e os seus companheiros em Alcalá la Real

18/05/2016

Com o objetivo de difundir todas as boas práticas desenvolvidas e que contribuem para reduzir o número de crianças que diariamente perdem a vida em acidentes rodoviários em todo o mundo, em "Segurança Rodoviária Infantil" damos a conhecer as boas práticas que são um exemplo a seguir. Nesta ocasião, falamos dos workshops sobre sistemas de retenção infantil organizados pela Câmara Municipal de Alcalá la Real e pelo Serviço Andaluz de Saúde. Desde o seu arranque chegaram a mais de 450 pessoas.

Estes workshops destinam-se especialmente a grávidas e aos seus companheiros e enquadram-se no Plano Local de Ação em Saúde. Fazem parte das aulas de preparação para o parto e contam com a participação de parteiras da área Materno-Infantil da Unidade de Gestão Clínica de Alcalá la Real e do pessoal do Parque Infantil de Trânsito da localidade.

O QUE SE ENSINA NOS WORKSHOPS?

Os participantes recebem informação sobre aspetos legais, sobre o uso dos sistemas de retenção infantil: onde deve ser colocada a cadeira, como se instala, os diferentes tipos e grupos, elementos de uma cadeira

Neste sentido, realça-se a importância de viajar sempre com o sistema de retenção infantil, seja numa viagem curta ou longa, e destaca-se especialmente o que deve ser feito na primeira viagem ao sair do hospital: "Gravidez e primeira viagem para casa".

“Trata-se de uma medida preventiva muito importante e eficaz, com a qual têm de ser utilizados sistemas de retenção homologados, adequados à altura e peso, e na qual deve ser prestada especial atenção nos trajetos curtos sem nunca descurar o cumprimento das normas”, declarou Cecilia Alameda, vereadora da Presidência, que destacou a necessidade de incutir "hábitos de segurança" e de "educar através do exemplo".

Por este motivo, nos workshops é dada especial importância à formação e segurança dos mais pequenos e no bom exemplo que os adultos devem dar.

Os pais aprendem a colocar uma cadeira no veículo de forma correta através de bonecos que simulam bebés e sistemas de retenção infantil. Utilizam-se cadeiras de todos os grupos e um simulador de assento de veículo.

MAIS DE TRÊS ANOS A REALIZAR ESTES WORKSHOPS

Estes workshops realizaram-se mensalmente (sem contar os períodos de férias) durante mais de 3 anos. Até à data cerca de 450 pessoas passaram por estes workshops de formação.

Surgiu por iniciativa do grupo de trabalho de Mobilidade Segura e Sustentável do Plano local de Ação em Saúde, em setembro de 2012, e esteve a ser desenvolvido até agora. 

Para poder colocar corretamente uma cadeira é importante conhecer todas as partes que a compõem. Por isso recomendamos a nossa infografia sobre "Partes fundamentais de uma cadeira infantil":


Infografia-partes-silla


Ayudanos a conseguirlo

Back to top