Skip to Content

Voltaremos a ser pedestres e usuários da estrada: a importância de revisar os conhecimentos sobre segurança viária

Volveremos a ser peatones y usuarios de la vía: la importancia de refrescar conocimientos de seguridad vial

07/05/2020

Ano após ano trabalhamos, tanto a nível escolar quanto pessoal, as principais regras de convivência e segurança viária: como atravessar, como andar pela rua, o que significam as cores do semáforo... Todos conhecimentos que, dependendo da idade da criança, convém repassar com nossos filhos, mesmo que estejamos em casa durante esses dias devido à declaração de confinamento ou quarentena. No entanto, em breve voltaremos a desfrutar das ruas novamente e voltaremos a ser usuários das estradas. 

E é possível que seu filho tenha esquecido o significado das cores de um semáforo ou que ele deve sempre atravessar pela faixa de pedestres. Paramos de andar pelas ruas, mas nem por isso devemos parar de insistir nesses conceitos. Além disso, os professores também não estão mais presentes e, embora tentem dar aulas à distância, possuem um tempo limitado e uma infinidade de tópicos a serem abordados.  Por todas essas razões, a Fundación MAPFRE quer enfatizar a importância de relembrar esses conceitos em casa para que, quando voltarmos ao normal, esse conhecimento não tenha sido esquecido e seja até reforçado. 

Abaixo, abordamos alguns conceitos que você pode se aprofundar e revisar:

- Atravessar a rua: destacar por onde atravessar (faixa de pedestres) e como fazê-lo corretamente, prestando atenção nos semáforos (se existirem e seu significado), que só podemos atravessar se todos os carros estiverem parados, que devemos sempre olhar para os dois lados e, se a criança for muito pequena, sempre de mãos dadas com um adulto.

- Andar pela rua: de mãos dadas com um adulto, se a criança não tiver idade suficiente, e sempre respeitando os usuários vulneráveis, como idosos. Deve-se evitar ciclistas e patinetes, sempre andar pela calçada, na parte mais afastada da estrada, e sempre evitar distrações, como telefones celulares ou fones de ouvido.

Como subir e descer dos veículos,  especialmente do ônibus:  sempre ao lado da calçada, olhando antes de abrir a porta, colocando e tirando o sistema de retenção infantil, evitando passar por trás e na frente de veículos, especialmente se forem altos, correndo o risco de não ser visto...Hay que tener en cuenta que el momento de subir o bajar del autobús es cuando se producen más siniestros.

- Uso da bicicleta: sempre com capacete e usando as ciclovias. Aqui abordamos mais algumas dicas. 

- Significado dos principais sinais de trânsito:  nos referimos principalmente aos sinais como pare, dê a preferência, indicação de travessia de pedestres... Os sinais básicos de segurança viária.

Você já pensou em criar uma minicidade em casa? Pode ser, sem dúvida, uma boa maneira de revisar todos esses conceitos. Lembramos também que, na Fundación MAPFRE, disponibilizamos diferentes materiais, aplicativos e jogos didáticos para revisar todos esses conceitos de forma totalmente gratuita.

Neste infográfico abordamos como uma criança deve andar pela cidade, oferecendo recomendações e diretrizes:

Voltaremos a ser pedestres e usuários da estrada: a importância de revisar os conhecimentos sobre segurança viária

Objetivo Zero
Back to top