Skip to Content

Volta às aulas: curso novo, cadeira nova?

Volta às aulas: curso novo, cadeira nova?

31/08/2016

Com o fim do verão e a chegada de setembro, os preparativos para começar a volta às aulas se acumulam nos lares: novos livros, material escolar, mochilas, uniformes... Tudo é novo e tudo parece ir contra o relógio e muitos pais passam a considerar a opção de trocar seus sistemas de retenção infantil: as crianças crescem rapidamente e é possível que a cadeira usual tenha ficado pequena.

No entanto, como regra, um novo curso não implica necessariamente em uma mudança do SRI que levamos no carro. Isto apenas marca o desenvolvimento físico das crianças. No fundo é o mesmo que um par de sapatos: enquanto está em boas condições, a criança o utilizará, até que o pé tenha crescido o suficiente para adquirir um número maior. Enquanto o sistema de retenção para crianças estiver em boas condições, e não se notem as principais causas para aconselhar a sua mudança, tu não precisas optar por um novo.

Se apurarmos o símile dos tênis esportivos para o colégio, é possível que as crianças tenham deixado de utilizá-los durante o verão para usar outro calçado mais apropriado, e no momento da calçá-los novamente para iniciar o novo curso, surpreende-te: os pés cresceram tanto que os sapatos passaram a ficar inservíveis. Com o SRI não irá acontecer isso, ou seja, não tomamos uma surpresa porque as crianças utilizaram-no todos os dias durante o verão. Portanto, geralmente, não vai haver surpresas de última hora em relação a cadeiras infantis para carro.

Estes são os principais indicadores para trocar de SRI

O SRI servirá perfeitamente para levar as crianças em segurança enquanto certos parâmetros, tais como o peso e o tamanho, não sejam excedidos (a cadeira indica o peso máximo recomendado). A idade não é um parâmetro determinante, se não orientador, para mudar o sistema de retenção para crianças: somente o tamanho e peso da criança são relevantes quando se considera a mudança.

É verdade que com a idade as dimensões físicas das crianças crescem, mas não é algo pelo qual todos passem. Alguns crescem mais cedo, outros mais tarde; algumas crianças ganham peso em maior proporção que sua altura: cada criança é diferente, e cresce de forma diferente.

Portanto, se uma criança exceder o peso máximo recomendado para a cadeira, deve-se considerar uma cadeira maior, adequada para uma gama de peso maior. Se, no entanto, não estamos a chegar ao peso máximo, mas a cabeça da criança se projeta acima do encosto de cabeça, é hora de mudar. Além disso, mais cedo ou mais tarde acabam por exceder o peso máximo, por isso, em alguns casos ou em outros, tanto o tamanho e o peso são indicadores de que é hora de comprar um novo SRI.

Como escolher a melhor cadeira infantil para o carro

Mas, qual escolher? O mercado dispõe de uma grande variedade de SRI para a venda, e pode ser muito difícil decidir sobre uma marca ou outra.

Com esta ferramenta é fácil encontrar a marca e modelo mais adequados para vossos filhos, embora seja sempre aconselhável testar pessoalmente, antes de comprá-lo, sentando a criança e verificando que se ajusta bem a sua fisionomia. Neste caso, o assessoramento de um bom profissional que entende de Sistemas de Retenção Infantil é fundamental.

Ayúdanos a conseguirlo

Back to top