Skip to Content

Vigiar de maneira intensiva durante uma semana o uso do cinto e das cadeiras para carro coincidindo com a volta à escola

Vigiar de maneira intensiva durante uma semana o uso do cinto e das cadeiras para carro coincidindo com a volta à escola

12/09/2017

Você sabia que o não uso do cinto de segurança é a segunda maior causa das mortes nas estradas após o excesso de velocidade? Por este motivo e coincidindo com a volta ao colégio de milhares de crianças em toda Espanha, a Direção Geral de Tráfego (DGT) coloca em vigor a campanha especial de vigilância e controle do cinto de segurança e dos sistemas de retenção infantil. Além disso, entram em funcionamento 50 das 277 câmaras de controle do uso do cinto.

Cerca de 28% das vítimas fatais em acidente de trânsito envolvendo carro de turismo durante o verão não faziam o uso do cinto de segurança no momento do acidente. Esta percentagem é similar ao de vítimas fatais que não utilizavam dispositivo de retenção durante todo o ano passado (190 das 823 vítimas em acidentes com carro de turismo ou furgão).

Entre os dias 11 e 17 de setembro, agentes do Agrupamento de Tráfego da Policia civil, junto com as diferentes polícias autónomas e locais, irão intensificar os controles tanto no meio interurbano como nas vias urbanas para ter certeza de que todos os ocupantes dos veículos fazem o uso correto do dispositivo mencionado.

Neste sentido e coincidindo com a volta escolar, será prestada uma atenção especial em como viajam as crianças e se usam o sistema de retenção infantil.

A respeito, Direção Geral de Tráfego recorda que o translado das crianças no veículo é responsabilidade do adulto, por isso, é importante seguir a regra e que as crianças com estatura igual ou inferior a 135 cm que utilizam o veículo, além de viajarem com o sistema de retenção infantil adequado a sua altura e peso como a regra exige, devem ir sentados obrigatoriamente nos assentos traseiros dos veículos (Consulte aqui que diz o regulamento e as 3 exceções).

Além de utilizar a cadeira para carro mais adequada segundo a altura e peso da criança, também é de vital importância que viajem bem presas e a criança sentada corretamente. Segue estes conselhos para não correr riscos.

Há que destacar que também entra em funcionamento as primeiras 50 câmaras de controle do cinto de segurança que detectam se os condutores não fazem uso deste item de proteção. Durante os dois primeiros meses, os condutores que tenham sido pegos por estas câmaras só receberão uma carta informativa. Passado este prazo informativo começará a ser sancionada, tal e como tem anunciado pela Tráfico.

De forma progressiva durante os próximos meses entrarão em funcionamento o resto das câmaras até completar as 227 que se querem instalar tanto em vias convencionais (60%) como nas de alta velocidade (autovías e autopistas) e cuja localização pode ser consultada em dgt.es.


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top