Skip to Content

Família grande: qual é a melhor forma de fazer uma viajem de carro quando a família é grande?

Família grande: qual é a melhor forma de fazer uma viajem de carro quando a família é grande?

15/05/2017

Qual é a forma mais segura de viajar quando a família é grande? Muitas famílias enfrentam um grande desafio quando se têm 3 filhos ou mais. E lamentavelmente nem todos os carros foram projetados pensando em acomodar 3 cadeiras infantis nos assentos traseiros (seria a opção ideal). A seguir abordamos que opções temos para diferentes casos.

Se temos dois filhos não há nenhum problema. Ambos podem ir no assento traseiro com o correspondente sistema de retenção infantil. No entanto, quando falamos de 3 ou mais crianças a situação muda consideravelmente e tudo dependerá do tipo de cadeira que será utilizada e do modelo do carro.

Vale lembrar que o Regulamento Geral de Trânsito estabelece que as crianças que não superem os 135 cm de altura devem viajar nos assentos traseiros em um dispositivo de retenção homologado a seu peso e altura. Só há 3 exceções pelas que uma criança pode viajar no assento dianteiro do passageiro: que o carro não conte com assentos traseiros, que seja impossível instalar uma cadeira e que os assentos traseiros já estejam ocupados por crianças em suas cadeiras.

Quando falamos de um carro de cinco lugares e 3 crianças, podemos ter a sorte de que as cadeiras que utilizamos entrem com perfeição no assento traseiro.Quando falamos de um carro de cinco lugares e 3 crianças, podemos ter a sorte de que as cadeiras que utilizamos entrem com perfeição no assento traseiro. Aconselhamos que antes de adquirir a cadeira em questão, verifiquemos que os 3 SRI entrem nos assentos traseiros de forma adequada e que nenhum interfira no outro, isto é, que não fiquem demasiado juntos e apertados. Portanto, se um dos SRI for um assento elevatório, é mais fácil que seja possível encaixar os três.

No caso em que as dimensões do carro não permita instalar 3 cadeirinhas no assento traseiro (costuma ocorrer nos casos em que o assento central é demasiado pequeno), temos a opção de colocar uma cadeira no assento dianteiro do passageiro . Vale lembrar que sempre devemos desativar o airbag, especialmente quando a cadeira for virada para trás. Aqui irá encontrar como desativá-lo.

Nestes casos recomendamos que as crianças com altura menor que 135 cm viajem nos assentos traseiros (sobretudo pelo airbag) e que as maiores viajem com seu SRI no assento dianteiro do passageiro. Portanto, só podemos optar por esta opção quando os assentos traseiros estão ocupados por crianças em suas cadeiras e porque não há outra opção disponível. Não basta levar as cadeiras vazias, devem estar sendo ocupadas pelas crianças.

No caso de um carro de cinco lugares e 4 crianças, a única opção disponível é que efetivamente possamos colocar três cadeiras juntas nos assentos traseiros.  Um deverá ir obrigatoriamente no assento dianteiro (preferível que seja o maior). Será bem mais fácil se um SRI ou mais forem assentos elevados, mas para isso devemos estar seguros. No entanto, para que ofereçam maior segurança, aconselhamos que os assentos elevatórios sejam com encosto. Lamentavelmente isto costuma prejudicar na hora de colocá-los no assento traseiro, mas sempre devemos dar prioridade para a segurança. Oferecem uma maior proteção para a criança, especialmente na cabeça e nos impactos laterais.

Devemos ter em conta que, infelizmente, na maioria dos veículos a colocação de três cadeiras nos assentos traseiros não é possível.

Nestes casos, a melhor opção costuma ser recorrer a uma van ou veículo com mais lugares (se for possível). É a única opção viável quando falamos de 4 ou 5 crianças. De fato, não teremos problemas na hora de viajar inclusive com 6 crianças (um deles no assento dianteiro). Aqui oferecemos os melhores conselhos para escolher qual tipo de van comprar.

Em todos os casos mencionados devemos ter em conta se falamos de cadeiras com isofix, e de que nosso veículo deve estar preparado e ter a - ancoragem correspondente, onde possa ser instalada com o cinto de segurança (neste caso não terá problema), se falamos de cadeiras i-size onde só podem ser instaladas em determinados veículos (a lista de carros compatíveis costuma estar incluída no manual do fabricante. Também podemos ver se o veículo aceita cadeiras i-size se conta com a etiqueta correspondente)…

A melhor opção é ir a um ponto de venda especializado onde possam nos oferecer a melhor combinação de cadeira possível e onde nos permitam provar no veículo e inclusive se as crianças possam sentar nelas. Vale lembrar que além se encaixar com perfeição, deve ser a indicada para a criança, de acordo com sua estatura e peso e a mesma deve ir acomodada.

Devemos ter conta que o número de pessoas transportadas em um veículo não pode ser superior ao número de lugares do mesmo. Isto quer dizer que se temos um veículo de 5 lugares, só poderão viajar 4 crianças. Se vamos em uma van de 7 lugares, podemos transportar até 6 crianças.


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top