Skip to Content

Vai viajar neste Natal? Saiba a maneira mais segura como devem ir as crianças

¿Viajas fuera estas Navidades? Conoce cómo deben ir los más pequeños de manera segura

18/12/2017

Durante o Natal há um grande número de pessoas e veículos nas ruas para celebrarem os dias de festa com toda a família reunida, não somente dentro do país mas também fora dele. Saiba como deve andar de carro se estiver nos Estados Unidos? Se viaja pela América Latina ou Europa? 

Devemos ter em mente que cada país tem sua própria regra. Daí a dificuldade de saber até qual idade deve obrigatoriamente uma criança viajar na cadeirinha. No entanto, é verdade que costuma ter certa relação entre países vizinhos ou dentro do mesmo continente. Em todo o caso, em 'Segurança Viária Infantil’ dispomos de três infográficos onde são abordadas as principais regras no que diz respeito a matéria de segurança viária infantil na América Latina, Europa e Estados Unidos.

Neste sentido, há que assinalar que alguns países contam com uma regra muito branda relativa à obrigatoriedade de sistemas de retenção infantil, sendo seu uso quase inexistente. Apesar disso, devemos ter em mente que a forma mais segura para que uma criança viaje de carro é fazendo uso do correspondente sistema de retenção infantil conforme a sua altura e peso. O mais recomendável é utilizar este tipo de proteção até que a criança tenha 150 cm de altura ou o cinto fique corretamente ajustado sem comprometer sua segurança.  

NO CARRO PELOS ESTADOS UNIDOS

Se for alugar um carro nos Estados Unidos e viajar com crianças, o mais recomendável é consultar qual regra há em matéria de segurança viária infantil dependendo do Estado pelo qual irá circular. 

Aqui poderá verificar como varia a legislação de um estado para outro:

Infografía Estados Unidos  

NO CARRO PELA UNIÃO EUROPEIA

Ainda que a cada país tenha sua própia regra, consuma ser muito parecida já que reme-se pelas duas regras de homologação vigentes atualmente (a R44/04 e a R-129) e a Diretiva Europeia 203/20/EC.

Infografía UE

NO CARRO PELA AMÉRICA LATINA

Nos deparamos com países como Bolivia uo Guatemala que não possuem legislação própria. No entanto, há outros que contam com uma regra específica:

Infografía América Latina 

Se vamos andar em um carro alugado, devemos ter em mente que as ancoragens podem ser muito diferentes e provavelmente a cadeirinha que carregamos não sirva. Neste sentido, há que assinalar que nos Estados Unidos é utilizado o sistema LATCH enquanto na Europa se faz uso da conhecida ancoragem ISOFIX. Se a cadeirinha fixa-se com cintos de segurança, seguramente não teremos nenhum problema sempre que o carro contar com cintos de três pontos.  

Por último, para realizar uma viajem segura neste Natal, recomendamos este infográfico com conselhos para transportar as crianças em diferentes meios de transporte: carro, moto, autocarro e avião.

Objetivo Zero
Back to top