Skip to Content

Vai viajar com crianças neste Natal? Confira estes conselhos de acordo com o clima e os meios de transporte

¿Te desplazas estas Navidades con niños? Consejos según el clima y el medio de transporte

23/12/2019

Com a chegada das férias de Natal, as viagens se multiplicam, principalmente de carro. Vamos revisar alguns conselhos essenciais que devem ser levados em conta independentemente do meio de transporte escolhido e considerando também o clima.

Em geral, essas datas são frias e úmidas, e o gelo e a neve podem aparecer no nosso caminho, portanto, devemos tomar todas as precauções possíveis. Neste artigo, revisamos alguns conselhos para dirigir em segurança com chuva, e neste outro fazemos o mesmo caso encontremos neve em algum momento da viagem. Além disso, essas notas podem ajudar você a saber como viajar com um recém-nascido no inverno.

Antes de iniciar a revisão dos meios de transporte mais comuns, compartilhamos com você este infográfico no qual estão detalhados os sistemas de retenção habituais e tudo o que você precisa levar em consideração.

Viajando de carro

Além de carros particulares, também devemos incluir os carros de aluguel, táxis e veículos de transporte com condutor (VTC). De acordo com a lei, os ocupantes com altura igual ou inferior a 135 cm devem viajar nos assentos traseiros (embora a Fundación MAPFRE recomende até os 150 cm), sempre usando um SRI homologado, adaptado ao seu tamanho, peso e suas condições físicas.Existem exceções, conforme detalhamos na página da normativa.

Além disso, é obrigatório que as crianças menores de 15 meses viajem em um SRI virado para trás (R-129), embora nossa recomendação seja manter essa orientação até os quatro anos de idade, pois essa é a posição mais segura.

Viajar de moto

Somente crianças acima de 7 anos podem andar de moto, desde que seja com seu pai, mãe, responsável ou pessoa autorizada, ou acima de 12 anos com qualquer outra pessoa (e somente se o veículo possuir dois lugares). Se o veículo contar com cintos de segurança, seu uso é obrigatório e, em todos os casos, todos os ocupantes devem usar um capacete regulador em todos os tipos de estradas.

Se viajamos de ônibus

A normativa não indica como as crianças menores de 3 anos devem viajar, mas o ideal é que o SRI habitual seja instalado nos assentos. Em muitos casos, isso não é possível, principalmente se o ônibus não contar com cintos de segurança ou se for um cinto de dois pontos.

De avião

Não é obrigatório que as crianças usem um SRI no avião, no entanto, podemos levar a bordo de uma cadeirinha homologada, desde que tenha as dimensões compatíveis, algo que saberemos consultando a companhia aérea. Para crianças menores de dois anos, existem arneses especiais que estão fixados ao cinto de segurança do adulto. A partir dos dois anos de idade já podem viajar com o cinto de segurança do próprio assento.

De trem

Neste caso, não é possível usar um SRI normal, porque os assentos não possuem cintos de segurança, embora seja possível usar um sistema de retenção portátil, desde que possua tiras de fixação para prendê-lo ao assento.

Objetivo Zero
Back to top