Skip to Content

Pronto para a viagem de volta das férias de verão? É assim que você deve preparar o veículo e a cadeirinha

¿Listo para el viaje de regreso de las vacaciones de verano? Así debes preparar el vehículo y sillita

26/08/2021

As férias de verão chegaram ao fim? Ao fazer a viagem de volta para casa, é importante levarmos em consideração uma série de medidas de segurança. Revise o veículo e o sistema de retenção infantil antes da viagem para que esta ocorra em total segurança. Também é importante planejar o trajeto, levar em consideração uma série de medidas de precaução e dirigir sempre com responsabilidade. 

O VEÍCULO SEMPRE PRONTO

-Esteve no litoral? Limpe o veículo profundamente, por dentro e por fora, para eliminar areia e salitre. Desta forma, garantimos o conforto durante a viagem e evitamos, por exemplo, que os vidros fiquem sujos, o que pode reduzir a visibilidade. 

-Se o veículo ficou parado por muito tempo, verifique o bom funcionamento da bateria, visto que é um dos elementos do carro que mais sofrem com as mudanças bruscas de temperatura e imobilidade. 

-Verifique também os pneus. Se o carro ficou muito tempo estacionado, eles podem estar deformados no lado que esteve em contato com o solo. Verifique a pressão (sempre a indicada pelo fabricante e levando em consideração a carga) e se o mesmo está em perfeitas condições. Lembramos que a profundidade do desenho não pode ser inferior a 1,6 mm, o mínimo legal.

- Níveis de óleo, direção hidráulica, fluido de freio, anticongelante e o líquido de lavagem do para-brisa. 

- Bom estado e funcionamento dos freios (pastilhas e discos). 

-Certifique-se de que toda a iluminação esteja funcionando corretamente e que não tenha nenhum farol queimado. 

-Boa condição das escovas, tanto dianteiras quanto traseiras, para remover a água e a sujeira do para-brisa.

-Também é aconselhável verificar o climatizador, o ar condicionado e o filtro da cabine. 

-Não se esqueça de levar a documentação obrigatória do veículo: carteira de motorista, autorização de circulação e cartão ITV. Bem como tudo que possa ser necessário para agir em uma possível emergência (colete refletivo e triângulos ou sinal V-16). Lembramos que atualmente é possível utilizar o sinal luminoso V-16 em vez dos triângulos, o que evita ter que sair do veículo em caso de avaria ou acidente. 

Neste infográfico listamos todos os pontos do veículo que devem ser revisados

CADEIRINHA PREPARADA PARA A VIAGEM

-Limpe a cadeirinha antes de viajar. Principalmente porque o sistema de retenção pode ter areia, sal... Além disso, pode ter ficado sob sol intenso. Aqui estão algumas dicas para limpar um SRI. Em caso de dúvida, é aconselhável consultar o manual do fabricante, que indicará a forma correta de limpar o SRI.

-O calor tende a desgastar os materiais (o plástico pode se expandir e contrair, perdendo sua forma original) e isso irá deteriorar a cadeirinha. Por este motivo, é importante verificar se nenhum elemento foi danificado ou deformado. Consulte nosso infográfico ‘as partes fundamentais de uma cadeirinha’.

-Verifique se não há nenhuma parte quebrada ou amassados superficiais na cadeirinha.

-Verifique os pontos de fixação. Fundamentais, acima de tudo, para todos os SRIs que contam com o sistema ISOFIX. As âncoras são os pontos mais fortes de fixação da cadeirinha ao carro. Aqui você pode ver quais são as âncoras e fechos mais comuns nos sistemas de retenção.

-Se a cadeirinha for presa com cintos de segurança, verifique se estes também estão em perfeitas condições. Verifique também o ‘top tether’ e o pé de apoio, caso os tenha. Aqui abordamos como saber se a cadeirinha está bem presa. 

-Verifique se a criança está devidamente presa ao SRI: verifique se o arnês fica bem preso e não fica folgado. Se usar o cinto de segurança, verifique se está em bom estado, se fica devidamente tensionado e não está gasto. 

-Mova o encosto de cabeça e ajuste-o à altura desejada. Veja se todas as peças se movem e se encaixam bem. É importante que a cabeça da criança fique corretamente posicionada em relação ao encosto de cabeça e nunca sobressaia sua parte superior. Este deve estar a cerca de 4 centímetros de distância da cabeça. Além disso, sua altura deve ser ajustada de forma que o centro de gravidade da cabeça, que geralmente fica na altura dos olhos, coincida com a parte mais resistente do encosto. É importante deixá-lo bloqueado para que não desça e suba sozinho ou seja facilmente manipulado. Aqui falamos sobre o encosto de cabeça nas cadeirinhas

OUTRAS DICAS ANTES E DURANTE A VIAGEM

-Acomode todos os membros da família da maneira adequada. Lembramos que as crianças devem ir nos bancos traseiros. Não deixe de ler este artigo, onde oferecemos dicas de segurança para famílias em viagens longas. Igualmente, neste infográfico, abordamos qual a melhor forma de viajar para as famílias numerosas. 

-Planeje os deslocamentos. Escolha as vias mais seguras e lembre-se de parar a cada uma hora e meia para descansar e deixar as crianças se alongarem. Aqui falamos sobre a importância de fazer essas paradas para descanso, especialmente quando estamos com crianças pequenas. 

Todos os objetos e malas devem ir no porta-malas. Neste infográfico falamos sobre isso e sobre como esses objetos podem ser projetados em caso de frenagem brusca ou acidente.

-Manter uma temperatura agradável durante a viagem, entre 21 e 23 graus. Claro, nunca deve ser deixada a criança sozinha dentro do veículo para evitar que sofram um choque de calor. 

-Cumpra os regulamentos de trânsito e respeite os demais usuários da via. Redobre os cuidados ante usuários vulneráveis. Obviamente, não ultrapasse os limites máximos de velocidade, mantenha a distância de segurança, faça as pausas necessárias, evite distrações e nunca conduza sob a influência de álcool e/ou drogas e/ou substâncias que possam afetar a capacidade de dirigir. 

Objetivo Zero
Back to top