Skip to Content

Isto é o que deverá fazer para que as crianças tenham uma volta da viagem segura

Isto é o que deverá fazer para que as crianças tenham uma volta da viagem segura

25/08/2017

Está preparado para voltar das férias? Sabe quais recomendações deverá seguir para ter um retorno de viagem de carro tranquilo com teus filhos? Igualmente a série de recomendações seguidas na hora de iniciar nossa primeira viagem de verão, não podemos esquecer que a volta para casa é igualmente importante e que por isso também devemos pôr em prática uma série de recomendações. 

  • Planifique o trajeto que irá realizar: Escolha uma hora adequada com menos trânsito e as estradas mais seguras. Organize também as paradas de descanso: aconselha-se a cada 2 horas mas deve-se parar quando notar os primeiros sintomas de cansaço. Se viajamos com recém nascidos ou bebés, seguramente teremos que realizar mais paradas. No caso de utilizar um berço ou maxi-cosi, aconselha-se parar a cada uma hora e meia para que o bebé possa mudar de postura e se esticar.
  • Faça uma revisão em seu veículo antes de iniciar a viagem: Sabemos que você já fez a revisão antes das férias, mas após uma longa viagem e após todos os pequenos trajetos que realizamos durante a viagem é necessário que verifiquemos novamente o veículo. Sobretudo, pneus, freios e óleo.
  • Quando voltamos de uma viagem, normalmente nos retornamos com mais bagagem do que as que levamos. Coloque-as em um lugar seguro, no porta malas. É importantíssimo que tenha uma separação física entre o porta malas e a zona dos passageiros. Se não for assim, prenda bem a bagagem. O objetivo principal é que a bagagem não saia voando e se choque contra os passageiros em caso de frenagem brusca ou acidente.
  • Todos os passageiros do veículo devem estar devidamente sentados e presos pelo cinto de segurança. Recordamos que a regra obriga que as crianças com menos de 1,35 cm de altura viagem com um sistema de retenção infantil adequado e homologado nos assentos traseiros. Só há três exceções: que os assentos traseiros estejam sendo ocupados por outras crianças com cadeiras, que não possa ser instalado o SRI nesses assentos ou que o veículo não disponha de assentos traseiros. Por isso, colocaremos as crianças com cadeiras nos assentos traseiros. Aqui relembramos você como realizar uma correta instalação e fixação da criança. Lembre-se de seguir sempre as indicações do fabricante.
  • Revise a cadeira antes de instalá-la: limpe-a bem e verifique que não tenha nenhum dano externo. Em princípio, se não tivermos sofrido nenhum acidente nem frenagem brusca, não deverá estar danificada.
  • Tente que as crianças menores de 4 anos viajem em cadeiras viradas para trás. Nem todas as cadeiras podem ser colocadas nesta direção. Devemos consultar as indicações do fabricante para ver se o SRI que utilizamos pode ser colocado assim. As crianças menores de 15 meses devem ir obrigatoriamente viradas para trás.
  • O lugar mais adequado para colocar uma cadeira é no assento central. No entanto, se nosso carro conta com ancoragem isofix e o SRI também conta com esta opção, escolheremos um dos assentos (normalmente um dos dois laterais) que conte com este sistema, já que evitaremos erros em sua instalação. Aqui tudo o que deve saber sobre a instalação das cadeiras com isofix e conselhos sobre onde deve ir instalado o SRI.
  • Se há crianças muito pequenas ou com necessidades especiais, o ideal é que viaje um adulto com elas para que possa atender suas necessidades.
  • É importante ter a mão todo aquilo que vamos precisar durante a viagem: água, comida, um estojo de primeiros socorros… A hidratação é vital, especialmente no caso dos mais pequenos.
  • As crianças podem brincar com brinquedos macios e leves, mas devemos ficar de olho especialmente para que não possam engolir e que não tenham arestas nem outros elementos cortantes.


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top