Skip to Content

Para que serve o redutor nas cadeiras para carro específicas para bebés?

Para que serve o redutor nas cadeiras para carro específicas para bebés?

17/03/2017

Qual é a utilidade das almofadas redutoras que podem ser encontradas em cadeiras para carro? A verdade é que, quando se trata de bebés, os redutores são uma parte muito importante do sistema de retenção infantil. Podemos encontrá-los na versão universal ou específica, que é especialmente desenhada para a alcofa ou cadeira em questão.

Há duas maneiras de proteger os bebés no carro. Uma é com um SRI do Grupo 0 (de 0 a 9 kg), ou seja, berços ou alcofas adaptadas para o recém-nascido. Outra maneira é ir diretamente para um SRI do Grupo 0+, de 0 a 13 kg, as cadeiras de bebé também conhecidas como ‘maxi-cosi’. Os berços e alcofas costumam ser recomendados para crianças com necessidades especiais devido à sua posição.

Nos berços e alcofas, o bebé costuma ir menos preso, embora atualmente já existam dispositivos especialmente desenhados para evitar que isso aconteça. Neste caso, o bebé viaja deitado.

Em contrapartida, no segundo caso, os ‘maxi-cosi’ permitem que a criança viaje no sentido contrário ao da marcha por mais tempo. Também tendem a contar com as conhecidas almofadas redutoras, que oferecem ao bebé uma melhor ergonomia e sujeição na cadeira. Tu podes encontrar aqui toda a informação sobre os distintos grupos.

Atualmente podemos encontrar almofadas redutoras específicas (são vendidas para cada tipo de cadeira) e genéricas (podem ser usadas de forma intercambiável e podem até ser projetadas para o uso em vários locais: em balanços, espreguiçadeiras, alcofas, cadeiras de carro...).

Claro, sempre será melhor optar por uma almofada redutora específica para vosso SRI, já que se adaptará melhor e notaremos uma melhor sujeição e conforto da criança. As universais não se encaixarão tão bem quanto as específicas do fabricante para cada modelo.

Estes redutores geralmente vêm incorporados quando adquirimos um SRI para bebés. Costuma ser uma almofada removível cuja principal função é garantir uma postura correta e o conforto do bebé. E é que até a menor cadeira de criança é grande demais para um recém-nascido.

Além disso, muitas destas almofadas costumam ter um apoio de cabeça ergonômico que geralmente regula a temperatura. Normalmente, eles podem ser extraídos para limpeza e removidos quando não forem mais necessários.

Na maioria dos casos, estas almofadas são usadas apenas nos primeiros meses de vida de uma criança, porque, conforme cresça, esta alcançará o tamanho necessário para se encaixar perfeitamente ao tamanho do SRI.

Neste sentido, recomendamos seguir as indicações do fabricante, que vai nos dizer em que momento a criança poderá viajar sem esta redução. Normalmente, é necessária durante os 3 aos 6 primeiros meses, altura em que o pescoço do bebé começa a se fortalecer. A partir de meio ano é quando a criança costuma começar a se sentar. Em qualquer caso, tudo dependerá do crescimento da criança. Tu vais a perceber que pode ter chegado a hora de removê-lo quando o bebé começar a se sentir desconfortável.

Finalmente, enfatizamos a importância de viajar com as crianças viradas para trás durante o maior tempo possível, especialmente até os 15 meses de idade. A Fundación MAPFRE recomenda que isso seja feito até os 4 anos de idade.

As crianças devem sempre andar em porta-bebés homologados. A inclinação não deve ser muito reta nem muito deitada. O ideal é uma posição intermediária. Aqui, a almofada também contribui para a melhor sujeição da criança.

Recomendamos Como transportar um recém-nascido no carro e o guia ‘Guia ‘Bebés e crianças seguros no carro. Cadeiras para automóveis’ (Espanhol), difundido pela Federação de Associações de Parteiras da Espanha e pela Fundación MAPFRE.

 
Ayúdanos a conseguirlo
Back to top