Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal
Home 5...5 Conselhos práticos 5 Para que serve o redutor nas cadeiras para carro específicas para bebés?

Para que serve o redutor nas cadeiras para carro específicas para bebés?

Qual é a utilidade das almofadas redutoras que podem ser encontradas nas cadeiras para o carro?

Quando se trata de bebés, os redutores são uma parte muito importante do SRC. Podemos ainda encontrá-los na versão universal ou específica, que é especialmente desenhada para a alcofa ou cadeira.

Assim, há duas maneiras de proteger o seu bebé no carro:

  1. Use um SRC do Grupo 0 (de 0 a 10 kg). Ou seja, berços ou alcofas adaptadas para o recém-nascido.
  2. Avance diretamente para um SRC do Grupo 0+ (de 0 a 13 kg). Ou seja, as cadeiras de bebé também conhecidas como ‘maxi-cosi’.

Os berços e alcofas costumam ser recomendados para crianças com necessidades especiais devido à sua posição. Isto porque o bebé vai menos preso. No entanto, já existem dispositivos desenhados para evitar que isso aconteça.

Por outro lado, os ‘maxi-cosi’ permitem que a criança viaje no sentido contrário ao da marcha durante mais tempo. Estes também tendem a contar com as conhecidas almofadas redutoras. Estas oferecem ao bebé uma melhor ergonomia e apoio na cadeira.

Já podemos encontrar almofadas redutoras específicas (são vendidas para cada tipo de cadeira) e genéricas (podem ser usadas em vários veículos e de formas diferentes: em baloiços, espreguiçadeiras, alcofas, cadeiras auto, etc.).

Claro que a melhor opção será sempre uma almofada redutora própria para o SRC que tiver adquirido! Esta terá uma melhor adaptação, melhor apoio e maior conforto da criança.

Estes redutores vêm geralmente incorporados quando adquirimos um SRI para bebés, e costumam ser removíveis. A sua principal função é garantir uma postura correta e o conforto do bebé. Tal acontece porque mesmo a cadeira auto mais pequena é demasiado grande para um recém-nascido.

Além disso, a grande maioria destas almofadas têm um apoio de cabeça ergonómico que regula a temperatura. Podem ainda ser removidos para limpeza ou quando já não são necessários. Na maioria dos casos, estas almofadas são usadas apenas nos primeiros meses de vida de uma criança, porque conforme vai crescendo, atingirá o tamanho necessário para caber perfeitamente no SRI.

E quando devo retirar estas almofadas?

Neste sentido, deve sempre seguir as indicações do fabricante! Estas indicam quando a criança pode viajar sem este acessório. Normalmente, é necessário durante os primeiros 3/6 meses. Pois esta é altura em que o pescoço do bebé se começa a fortalecer.

A partir dos 6 meses, a criança já começa a sentar-se. De qualquer forma, tudo depende do crescimento da criança! De certeza que vai perceber quando estiver na hora de o remover, porque o bebé vai começar a sentir-se desconfortável.

Realçamos ainda a importância de viajar com as crianças viradas para trás durante o máximo tempo possível. De preferência até aos 15 meses de idade. Mas a Fundação MAPFRE recomenda até aos 4 anos de idade.

As crianças devem sempre andar em porta-bebés homologados. A inclinação não deve ser muito reta nem muito inclinada, o ideal é uma posição intermédia. O redutor contribui para um melhor apoio da criança.