Skip to Content

Uso correto da máscara em crianças

Uso correcto de mascarillas en niños

10/06/2020

Como colocar a máscara? Como as crianças devem fazê-lo? Que tipos de máscaras existem no mercado para as crianças? Depois de descobrir se a criança deve usar a máscara dentro do carro, nos aprofundamos em quais circunstâncias a criança deve usá-la e como fazê-lo.

Na Espanha, a Ordem SND/422/2020, de 19 de maio, que regula as condições para o uso obrigatório de máscaras durante a situação de crise sanitária causada pela COVID-19, indica que pessoas maiores de 6 anos são obrigadas a usar a máscara na rua, em espaços ao ar livre e em qualquer espaço fechado de uso público ou que se encontre aberto ao público, desde que não seja possível manter uma distância de segurança de pelo menos dois metros entre as pessoas. Refere-se a qualquer tipo de máscara, de preferência higiênica e cirúrgica, que cubra o nariz e a boca.

Quem não está obrigado a usar a máscara? Obviamente, os menores de 3 anos. Também não estão obrigadas a usar a máscara aquelas pessoas para as quais seu uso for contraindicado por motivos de saúde devidamente justificados, ou que por sua situação de deficiência ou dependência apresentem alterações comportamentais que inviabilizem seu uso. Também não deve ser usada durante a realização de atividades nas quais, pela própria natureza destas, o uso da máscara for incompatível, nem por aquelas pessoas que tenham um motivo de força maior ou uma situação de necessidade.

Como afirma o Ministério da Saúde, crianças saudáveis devem usar a máscara a partir dos 3 anos de idade e estas devem ser higiênicas e apropriadas para cada faixa etária. Na verdade, existem três tamanhos, entre 3 e 12 anos de idade, e não são as mesmas usadas pelos adultos. Pelo contrário, se a criança apresentar sintomas ou estiver assintomática, ela deve utilizar preferencialmente máscaras cirúrgicas ou higiênicas com especificação UNE. 

COMO COLOCAR A MÁSCARA?

Se for uma criança pequena, obviamente a máscara deverá ser colocada por um adulto. Siga estes passos para uma maior segurança:

  1. Lave as mãos por 40-60 segundos antes de manusear a máscara.
  2. Toque apenas nos elásticos da máscara.
  3. Coloque-a sobre o nariz e boca da criança. Certifique-se de que não há grandes espaços entre o rosto e a máscara.
  4. Passe as faixas elásticas atrás das orelhas.
  5. Aperte o clipe nasal para que ele se ajuste bem ao nariz.
  6. Evite tocar na parte externa da máscara e reforce esse fator com a criança. Se tiver que tocá-la, as mãos devem ser higienizadas antes e depois.
  7. Antes de retirar a máscara, lave bem as mãos.
  8. A máscara deve ser retirada apenas pelo elástico.
  9. Por último, para se desfazer dela, ela deve ser colocada em uma sacola plástica fechada e colocada no lixo. E, é claro, você deve lavar as mãos novamente.
Objetivo Zero
Back to top