Skip to Content

¿Puedo usar mi sillita de coche en otros medios de transporte?

¿Puedo usar mi sillita de coche en otros medios de transporte?

09/07/2020

Em quais meios de transporte posso usar meu sistema de retenção infantil? É compatível com outros meios de transporte? A seguir, abordamos as diferentes opções e vemos como uma cadeirinha pode ser compatível com diversas outras formas de nos deslocarmos. 

Em outros carros:

Naturalmente, nossa cadeirinha pode ser compatível com outros carros. Basta verificar o método de instalação: se a cadeirinha deve ser instalada com ISOFIX, o carro deve contar com esse sistema. Da mesma forma, se tiver Pé de Apoio ou outros sistemas anti-rotação, o veículo deve contar com eles. Não devemos nos esquecer que as cadeirinhas i-Size são geralmente maiores que as demais e, portanto, os bancos do carro devem ser compatíveis. Além disso, a base é mais reforçada precisamente para esse pé de apoio. 

Se formos utilizar um carro alugado, existe a opção de solicitar um sistema de retenção infantil da empresa ou levar o nosso próprio. Nesse caso, como mencionamos anteriormente, devemos verificar sua compatibilidade. 

No que diz respeito aos táxis ou VTCs, eles também podem nos oferecer uma cadeirinha ou podemos usar a nossa própria para uma maior segurança. Nesse caso, temos a desvantagem de ter que carregá-la antes e depois da viagem.  Também devemos garantir sua compatibilidade. Lembre-se de que nem todas as cadeirinhas são adequadas ou podem ser instaladas em todos os carros. 

De van:

É a mesma situação que acontece com os carros, é uma questão de compatibilidade. No entanto, se a van tiver apenas bancos dianteiros, a cadeirinha poderá ser colocada neste banco. Essa é uma das três exceções. 

Enfatizar a importância de desconectar o airbag dianteiro se a cadeirinha estiver virada para trás. É obrigatório.

De motorhome:

Sem dúvida alguma, é uma ótima maneira de viajar, se você quiser visitar várias cidades em uma só viagem. Podemos usar o sistema de retenção infantil que já possuímos para o carro, desde que seja compatível. Ou seja, se os cintos são de dois pontos, é praticamente impossível, pois todos os carros têm cintos de três pontos e há pouquíssimas cadeirinhas que podem ser instaladas com dois pontos. 

Neste infográfico, oferecemos algumas recomendações importantes.

De avião:

Para viagens aéreas, devemos ter em mente que, até os dois anos de idade, é possível viajar com o bebê no colo, preso por meio de um cinto especial que é acoplado ao cinto da mãe ou do pai. 

No caso de crianças com mais de 2 anos, pode-se usar o cinto de segurança comum, embora algumas companhias disponham de uma lista com os SRIs compatíveis que podem ser levados na cabine e acomodados no assento. O melhor conselho é que sempre verifique com a empresa com antecedência a compatibilidade da cadeirinha para evitar surpresas.

De moto:

Como é compreensível, é impossível instalar um sistema de retenção em uma motocicleta. 

Aqui abordamos como essas viagens devem ser realizadas.

De ônibus:

É praticamente impossível levar um sistema de retenção infantil. Se falamos de ônibus de longa distância ou de transporte escolar, estes geralmente contam com um cinto de dois pontos, tornando praticamente impossível a instalação da cadeirinha. 

Obviamente, a situação é ainda pior se falamos de ônibus urbanos, que não têm cintos. Às vezes, e em algumas cidades, podemos encontrar um sistema de retenção infantil fixo para colocar a criança, como acontece em Madrid. 

Aqui abordamos por que os ônibus, na maioria das vezes, não estão pensados para as crianças. 

De trem: 

Nesse caso, não é possível usar um SRI normal porque os assentos não possuem cintos de segurança. Você pode usar um sistema de retenção portátil desde que possua os arneses necessários para prendê-lo ao assento do trem.

Objetivo Zero
Back to top