Skip to Content

One in five Spaniards thinks that pregnant women do not have to wear seat belts

Uno de cada cinco españoles cree que las mujeres embarazadas no deben llevar cinturón de seguridad

21/05/2019

O uso do cinto de segurança é cada vez mais difundido na sociedade. O que começou como um grande problema em 1992, quando seu uso se tornou obrigatório em ambientes urbanos, é hoje um gesto automático para uma imensa maioria de motoristas e ocupantes.

É o sistema de segurança do carro que mais salvou vidas desde sua invenção. No entanto, ainda existem pessoas que não conhecem a natureza obrigatória de seu uso, que o utilizam simplesmente para evitar multas ou simplesmente porque é obrigatório. 

E se a norma geral é, por vezes, desconhecida para muitas pessoas em seus detalhes, o caso das mulheres grávidas não é exceção. Uma em cada seis pessoas não sabe que o uso do cinto de segurança também é obrigatório para as mulheres grávidas. Ou, em outras palavras, acreditam que essas mulheres não são obrigadas a usá-lo.

É um dos dados surpreendentes contidos no último estudo da Fundación CEA, «Uso y conocimiento cinturón de seguridad», do qual foram obtidos outros resultados, entre eles o mencionado acima:

  • 80,96% das pessoas utilizam sempre o cinto por segurança em caso de acidente.
  • 17,18% desconhece que as grávidas são obrigadas a utilizar o cinto de segurança.
  • 94,68% acredita que o cinto é o sistema de segurança passiva mais importante do veículo.

Uso do cinto de segurança em mulheres grávidas

O cinto de segurança é um elemento de segurança passiva insubstituível para qualquer um. As mulheres grávidas não são uma exceção e devem usá-lo durante todo o tempo que podem dirigir.

Como sabemos, dirigir grávida é seguro . Há apenas dois períodos com maior risco para a gestante: durante os primeiros três meses e nas últimas semanas de gravidez. Mas, se não houver contraindicação médica, você poderá dirigir com segurança desde que utilize o sistema de retenção apropriado.

Temos no mercado uma série de dispositivos de retenção adaptados à gravidez que são acoplados ao cinto de segurança, forçando a colocação correta do mesmo, e que são perfeitamente seguros.

Para esclarecer quaisquer dúvidas, recomendamos que consulte o nosso artigo de conselhos sobre o uso do cinto de segurança em mulheres grávidas, e também o infográfico completo que te ajudará a desfrutar de uma gravidez segura ao volante, com conselhos adicionais para os primeiros meses de vida da criança.

Embarazo

Objetivo Zero
Back to top