Skip to Content

Tudo que você precisa saber sobre o transporte seguro da mãe e do recém-nascido

Todo lo necesario para el transporte seguro de la madre y el recién nacido

03/06/2019

Com a chegada de um novo membro na família, as dúvidas são algo comum em nosso dia a dia. Dúvidas de todos os tipos, desde as mais aparentemente insignificantes, até outras de grande significado. Entre essas dúvidas frequentes estão todas aquelas relacionadas ao transporte do recém-nascido, como fazê-lo com segurança e quais precauções devemos ter em conta.

Começando com a nova mãe , geralmente é muito difícil indicar quando é «seguro» voltar a dirigir depois do parto. A recomendação mais comum é que a mãe não dirija antes de uma a três semanas após um parto sem complicações. Se for uma cesariana, a recomendação é de pelo menos seis semanas de espera. O melhor conselho que podemos oferecer é seguir as recomendações de seu ginecologista, obstetra ou parteira.

Como o recém-nascido deve viajar no carro

Parecerá óbvio, mas os recém-nascidos devem viajar em um sistema de retenção infantil adaptado às suas características físicas. Isso significa que a cadeirinha deve ser específica para recém-nascidos e bebês pequenos, pois elas evitam até 90% de todas as lesões graves ou fatais que podem ocorrer em caso de colisão. Nós nunca devemos levá-los nos braços ou no colo.

Lembre-se que o recém-nascido deve viajar em uma cadeirinha desde o primeiro momento, em sua primeira viagem de carro e a partir do momento em que sai da maternidade.

Com alguma antecipação, teremos uma cadeirinha pronta para o dia esperado do parto. É preferível que a cadeirinha seja nova, mas se optarmos por comprar uma cadeirinha usada, devemos seguir estas recomendações.

É bom praticar a instalação da cadeirinha adequadamente antes de colocar a criança nela. Falamos no caso de sermos pais de primeira viagem. O sistema Isofix evita cometer erros na sua instalação

Não devemos esquecer as leis. As crianças devem ir viradas para trás até os 15 meses, embora nós da Fundación MAPFRE recomendamos que as crianças continuem usando cadeirinhas viradas para trás durante o maior tempo possível e pelo menos até os 4 anos de idade. Podemos ter dúvidas sobre se é seguro viajar com um recém-nascido se estivermos sozinhos no carro, mas as leis são como são.

Em relação à posição em que a criança deve viajar, ela não deve ficar muito levantada. Recomenda-se uma posição intermediária entre horizontal e vertical. Além disso, a maioria dos sistemas de retenção infantil contam com redutores específicos para os recém-nascidos que oferecem ao bebê maior ergonomia e sujeição à cadeirinha.

O assento mais seguro para instalar a cadeirinha é assento do meio da parte traseira do veículo, porque é o mais distante das portas. No entanto, as âncoras Isofix são geralmente instaladas nos dois assentos laterais. Neste caso, recomenda-se colocar o sistema de retenção no assento atrás do copiloto para ter melhor acesso e visibilidade da criança.

É importante salientar que o sistema de retenção infantil seja homologado. Atualmente estão em vigor a regra ECE R44/04 e a R-129 (i-Size). Isso indica que o modelo da cadeirinha foi submetido a certos testes de segurança antes de ser colocado à venda. 

Por último, siga estes conselhos específicos se o bebê for prematuro. Da mesma forma, neste infográfico, oferecemos recomendações de segurança viária tanto para a mãe grávida quanto para a criança recém-nascida:

Embarazo

Objetivo Zero
Back to top