Skip to Content

Tudo que você precisa saber sobre cadeirinhas giratórias: vantagens e desvantagens

Conoce en qué consisten los sistemas giratorios o de rotación en sillitas

08/02/2021

Você já ouviu falar das cadeirinhas de auto giratórias? Está pensando em adquirir uma? Neste artigo, abordamos as características que podemos encontrar ao optar por um sistema de retenção infantil giratório. O principal é saber que uma cadeirinha giratória é tão segura quanto qualquer outra, desde que uma série de precauções sejam levadas em conta, as quais abordamos a seguir.

A principal vantagem das cadeirinhas de auto giratórias é a facilidade que oferecem aos pais na hora de colocar e de tirar a criança da cadeirinha. Na maior parte dos casos, tudo o que você precisa fazer é apertar um botão e a cadeirinha gira em direção à porta. Dessa forma, a criança fica virada para nós, sendo mais fácil de colocá-la e retirá-la do SRI. 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

- Em geral, são instaladas com o sistema Isofix. É a base Isofix que geralmente oferece essa opção de rotação. 

- Nem todas as cadeirinhas têm o mesmo ângulo de rotação. Atualmente, podemos encontrar no mercado cadeirinhas giratórias de 90º, 180º e 360º. Uma cadeirinha de auto pode girar simplesmente para permitir uma fácil entrada e saída do SRI ou pode ser girada em 180º para alterar a direção de deslocamento.

- É possível encontrar no mercado cadeirinhas deste tipo a partir dos 0 kg até os 36 kg de peso.

- Também existem cadeirinhas giratórias evolutivas, ou seja, a mesma cadeira se adapta a todas as fases de crescimento da criança, e cadeirinhas específicas de acordo com a idade e a altura da criança. Esta opção não é recomendada de forma alguma. Com efeito, desde a Fundación MAPFRE, defendemos o uso de um sistema de retenção infantil adaptado às características e necessidades do menor, ou seja, um recém-nascido não precisa da mesma cadeirinha que uma criança de 7 anos. Aqui oferecemos algumas dicas para escolher o melhor SRI. A cadeirinha de auto deve ser trocada conforme a criança vai crescendo.

- As cadeirinhas giratórias não são menos nem mais seguras do que as demais. Elas são homologadas e, portanto, seguras. Além disso, em muitos casos, são submetidas a testes adicionais de controle, como os testes realizados pelo órgão ADAC Stiftung Warentest.

- Podem ser cadeirinhas homologadas pela R44-04 ou i-Size.

PRECAUÇÕES:

- Você nunca deve dirigir com a cadeirinha virada para o lado, especialmente se houver uma criança sentada nela. 

- A maior parte das cadeirinhas oferecem a opção de ir virada para trás ou no sentido da marcha. Ressaltamos a importância de as crianças irem viradas para trás durante o maior tempo possível e, pelo menos, até os 4 anos de idade. Não cometa o erro de colocar a criança virada para a frente antes do tempo e, é claro, nunca se deve contradizer as instruções do fabricante. No manual da cadeirinha encontraremos a partir de que momento poderá ser colocada na direção da marcha.

VANTAGENS:

- Maior facilidade na hora de colocar a criança na cadeirinha e tirá-la dela. Basta girá-la. 

- Podem ser muito úteis para crianças com diferentes condições físicas. Facilita sua colocação correta.

- Por ser instalada com o sistema Isofix, evitam-se erros na hora de sua instalação no veículo. Basta fixar as âncoras corretamente. Aqui abordamos como.

- Quando chega a hora de mudar o sentido da cadeirinha (lembramos que é aconselhável ir virada para trás durante o maior tempo possível), basta apertar o botão e girar a cadeirinha. Não é necessário desinstalá-la no caso dos SRIs que possuem um ângulo de rotação maior.

- A maior parte desses SRIs está em conformidade com o padrão i-Size, embora também seja possível encontrar cadeirinhas giratórias homologadas pela norma R44-04. Deve-se destacar que as cadeirinhas i-Size são submetidas a novos testes de segurança, como o teste de impacto lateral. Saiba mais sobre as vantagens das cadeiras i-Size aqui.

- Possibilitam que as crianças viajem viradas para trás por mais tempo. É mais fácil colocar a criança nesse sentido e elas podem ir assim pelo maior tempo possível.

DESVANTAGENS:

- A maior parte dessas cadeirinhas giratórias são instaladas com Isofix e, portanto, não podem ser instaladas em carros que não contem com esse sistema. 

- Costumam ser cadeirinhas maiores, podendo não ser compatíveis com o tamanho dos bancos do veículo. Portanto, antes de adquiri-las, você deve verificar sua compatibilidade. O fabricante costuma indicar os modelos de automóveis onde a cadeirinha pode ser instalada sem nenhum problema. 

- Em geral, têm um preço médio mais alto do que as cadeirinhas tradicionais.

- Devido à sua base giratória, possuem um espaço mais limitado para as pernas quando vão viradas para trás.

- Costumam ser mais pesadas que as cadeirinhas tradicionais. Portanto, pode ser mais trabalhoso mudá-las de um carro para outro.

Objetivo Zero
Back to top