Skip to Content

Devo trocar de cadeira infantil para carro com o começo do novo período escolar?

Devo trocar de cadeira infantil para carro com o começo do novo período escolar?

04/09/2017

Nova classe, novo uniforme, material escolar novo, roupa recém estreada… Devo adquirir um novo sistema de retenção infantil com o inicio do novo período escolar? A verdade é que começar uma nova etapa no colégio não implica em ter que mudar automaticamente de cadeira. Para saber se há chegado o momento de troca-la devemos ter em conta dois fatores: altura e peso.

Para saber se você deve mudar de sistema de retenção infantil deverá verificar primeiro se o que está utilizando atualmente está pequeno. Para isso, verifique se a criança fica acomodada adequadamente na cadeira. É importantíssimo que a cabeça não ultrapasse o encosto de cabeça ou encosto.

Se estamos utilizando uma cadeira de qualquer um dos grupos disponíveis, quer dizer que está homologada pela R44/04. Neste caso, o peso é o fator que devemos levar em conta. Estes são os pesos máximos nos diferentes grupos:

  • Grupo 0 ou 0+: até 13 kg aproximadamente.
  • Grupo 1: de 9 kg a 18 kg aproximadamente.
  • Grupo 2 e 3: de 15 kg a 36 kg aproximadamente.

Verifique em qual grupo pertence a cadeira que você está utilizando, pese seu filho ou filha e verifique se seu peso está dentro destas faixas. Se não estiver, é hora de passa-lo para uma cadeira de um grupo superior ou alguma que seja homologada pela altura ao invés de ser por peso (I-Size). Se a criança ultrapassa o peso indicado pelo fabricante, isto quer dizer que a cadeira não pode garantir uma segurança adequada em caso de acidente.

Por outro lado, podemos estar a utilizando um sistema de retenção infantil homologado pela  R-129 (i-Size). Neste caso, devemos nos guiar pela altura da criança para saber se a cadeira que estamos utilizando é a adequada. Da mesma forma devemos verificar a altura de nosso filho e a faixa de altura permitida para a cadeira que temos.

Atualmente podemos encontrar no mercado cadeiras de 40 a 75 cm, de 45 a 83 ou 85 cm, de 61 cm a 105 cm, de 45 a 105 cm… Basta verificar se a altura da criança está dentro das faixas especificadas, para continuar usando o SRI com segurança. Caso contrário, teremos que adquirir um novo sistema de retenção infantil adaptado a suas necessidades e levando em conta seu peso ou altura.

Aqui você irá encontrar recomendações para escolher o melhor SRI.

Consulte este infográfico para encontrar o melhor SRI:

1000x_sillitas-infantiles-grupos.jpg


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top