Skip to Content

Trânsito deteta em uma semana 161 crianças sem sistema de retenção infantil

Tráfico detecta en una semana a 161 menores sin sistema de retención infantil

03/04/2018

Durante os sete dias que durou a campanha especial de vigilância e conscientização do uso do cinto de segurança e sistemas de retenção infantil que tem realizado a Direção Geral de Trânsito, foi controlado mais de 40.000 veículos e se detetaram a 2.631 pessoas sem o uso de algum sistema de retenção. Deles, 161 eram crianças sem cadeirinha. 

A campanha de vigilância realizou-se de 12 a 18 de março. Durante este tempo, agentes do Agrupamento de Trânsito da Policia civil localizou 161 crianças de idade de estatura igual ou menor a 135cm viajando no veículo sem usar nenhum tipo de sistema de retenção. 

Há que destacar que 54 deles ocupavam assentos dianteiros e 107 iam nos assentos traseiros. Recordamos que a regra atual obriga que as crianças menores de 135 cm devem ir nos assentos traseiros salvo três exceções:

  • Que o veículo não disponha de assentos traseiros.
  • Que todos os assentos traseiros estejam ocupados por outras crianças com seus respetivos sistemas de retenção.
  • Que não se possam instalar sistemas de retenção nos referidos assentos.

Ao todo, durante esta semana foi verificado 424.266 veículos, onde foi detetado nos mesmos 2.631 infrações de condutores ou passageiros que não faziam uso do sistema de retenção. A estes dados há que acrescentar os veículos verificados nas numerosas prefeituras, cujo as polícias locais foram adicionadas à campanha de vigilância da DGT e dos não oficiais.

Além disso, há que assinalar que 2.470 adultos viajavam sem fazer o uso do cinto de segurança.  Trânsito destaca que o 77% das pessoas que não faziam uso deste dispositivo de segurança circulavam por estradas convencionais, estradas onde 8 em cada 10 morrem.

Objetivo Zero
Back to top