Skip to Content

Posso tirar o encosto para cabeças para colocar melhor uma cadeirinha?

Posso tirar o encosto para cabeças para colocar melhor uma cadeirinha?

14/10/2016

Devido ao tipo de sistema de retenção para crianças que usamos, podemos descobrir que a cadeirinha para carro - possa estar muito perto do – apoio de cabeça, ou mesmo que este impeça a instalação adequada. Nestes casos, surge a pergunta: posso remover o encosto de cabeça sem problemas? Isso pode afetar a segurança do meu filho?

Obviamente, falamos de cadeiras no sentido da marcha, caso contrário, não afetaria de forma alguma. Recordamos aqui a importância de levar a criança virada para trás pelo menos até os quatro anos, desde que as características físicas da criança o permitam.

Dependerá do SRI que usamos, mas a maioria das cadeiras para carro têm as suas próprias restrições, como podemos ver no infográfico ‘Partes fundamentais de uma cadeirinha infantil’.

Portanto, se observarmos que o encosto de cabeça nos impede de colocar efetivamente a cadeira para carro, vamos ter de fazer todo o possível para que o SRI fique bem preso. Uma opção é jogar com a sua altura para ver se podemos fazer com que prejudique menos. Por outro lado, uma opção oferecida por diferentes fabricantes é de tentar girar o encosto de cabeça para que a parte traseira e macia sirva de apoio.

Caso continue a ser um obstáculo, o melhor é removê-lo diretamente. Embora nós sempre tenhamos de estar cientes deste fato. Não podemos permitir que um adulto viaje neste assento sem o encosto para cabeça correspondente.

Por outro lado, temos o caso dos levantadores que vêm sem encosto. Aqui, não temos problemas com o encosto de cabeça. Na verdade, ele também desempenha um papel decisivo na segurança do menor, mas lembre-se sempre que a sua utilização se realiza a partir do tamanho.

Si hemos quitado el reposacabezas para colocar el SRI y queremos volver a ponerlo, es importante asegurarse de que queda bien anclado y en la altura indicada para el pasajero. Si lo dejamos muy bajo, puede agravar las lesiones.

Não podemos esquecer que o encosto de cabeça limita o movimento excessivo do pescoço em caso de acidentes e evita o efeito chicote do pescoço. Deve estar a cerca de 4 centímetros da cabeça e em nenhum caso a nossa cabeça deve ficar acima.

Se tu removeste o encosto de cabeça para posicionar o SRI e queres colocá-lo novamente, é importante garantir que este esteja preso firmemente e na altura indicada para o passageiro. Se deixá-lo muito baixo, pode agravar as lesões.


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top