Skip to Content

O sol e o calor podem afetar a segurança da minha cadeirinha?

¿Puede afectar el sol y el calor a la seguridad de mi sillita de coche?

19/08/2019

As cadeirinhas para crianças são elementos de segurança que, como tal, são feitos de materiais que garantem a colocação correta das crianças e a resistência adequada em caso de acidentes ou colisão.

Um bom Sistema de Retenção Infantil homologado conta com todas as garantias mínimas de segurança (em caso de acidentes e colisões) e materiais (no sentido de que são inofensivos para as crianças). Logicamente, existem diferenças entre os modelos disponíveis no mercado, as quais podem ser refletidas no preço: quanto mais alto o preço, melhor qualidade de materiais, arneses e outros elementos.

A homologação é um «contrato de mínimos», ou seja, são estipuladas certas características que fornecem um nível mínimo de segurança aceito pela UE. O objetivo das novas regras é proporcionar à população cadeirinhas melhores, mais seguras e mais resistentes, além de mais fáceis de usar. Este é o caso da norma ECE R129, que substitui a anterior, a norma ECE R44/04, e que introduz estas melhorias:

  1. Maior proteção em caso de colisões frontais na cabeça e no pescoço, ao fomentar a utilização de cadeiras viradas para trás, uma posição cinco vezes mais segura do que a virada para a frente, pelo menos até os 15 meses de idade.
  2. Maior proteção frente a colisões laterais
  3. Menos risco de instalações incorretas

Dentro das normativas, há também seções em termos de materiais, especialmente relacionadas à sua combustibilidade e à sua toxicidade

Em geral, devemos ter em mente que as cadeirinhas, como qualquer elemento ou acessório nos carros, têm uma certa data de validade (algo que devemos levar em conta se considerarmos adquirir uma cadeirinha usada). 

Neste sentido, deve-se ter em mente que o calor pode afetar os materiais da cadeirinha. Vamos ver quais elementos sofrem mais com o passar do tempo e outros fatores, como o calor:

  • O arnês se desgasta com o tempo. Seu uso é a principal causa, mas a exposição excessiva ao sol, além do calor, degrada gradualmente o material. É necessário saber a data de fabricação da cadeira antes de comprá-la, especialmente se falamos de segunda mão.
  • Os materiais plásticos e o poliestireno também se degradam com o tempo. Isso significa que, depois de um tempo, eles deixarão de ser tão seguros quanto deveriam (daí a necessidade de uma data de validade). Se eles também são queimados pelo sol ou expostos ao calor, a velocidade de degradação será maior.
Objetivo Zero
Back to top