Skip to Content

Existe um sistema que impeça a criança de tirar o cinto de segurança e seja seguro?

¿Hay algún sistema que evite que el niño se quite el cinturón de seguridad y que sea seguro?

10/02/2020

Em qualquer viagem de carro que levamos em família, por qualquer duração, pode ser que crianças tentem desapertar o cinto de segurança da cadeirinha, ou mesmo tirem os cintos de segurança ou coloque-os à sua maneira.

Os motivos são muitos, desde desconfortáveis até sentir vontade de experimentar ou querer desafiar a autoridade de seus pais. As consequências de qualquer um desses atos são imprevisíveis e eles mesmos estão se colocando em risco inaceitável. 

Por esse motivo, muitos pais recorrem a dispositivos projetados para que a criança não remova o cinto de segurança. Embora esses dispositivos estejam à venda em lojas especializadas, seja em lojas físicas ou em lojas on-line, devemos estudar com muito cuidado se eles são adequados ou não para a nossa cadeirinha e para a criança e, principalmente, se estes são dispositivos devidamente aprovados e recomendados conforme adequado pelo fabricante da nossa cadeirinha.

Devemos usar apenas dispositivos e acessórios aprovados

Os dispositivos e acessórios que encontramos nas lojas on-line e físicas podem ser aprovados para a nossa cadeirinha de automóvel, ou não.  Mesmo quando homologados, devemos tomar precauções ao comprar esses itens. A DGT adverte que muitos acessórios para cadeirinhas não são legítimos. 

Isso significa que eles não infringem a lei, mas não estão exatamente em conformidade com os regulamentos atuais. Além disso, pode ser que os fabricantes desses dispositivos realizem testes não padronizados de seus produtos.

Os acessórios da cadeirinha não podem modificar sua ancoragem ou oselementos de fixação. Qualquer acessório que seja contrário aos regulamentos atuais. A revista mencionada lista quatro dispositivos à venda que não são adequados para uso, explicando os motivos.

Por exemplo, para o modelo 5Point Plus Anti Escape, que se encaixa com zíperes no cinto de segurança da cadeirinha infantil, a DGT alerta que «dificulta a criança puxar os braços, mas não a evita completamente» e que é «homologado apenas para Cosatto Hug Isofix». Isso significa que ele não funciona para o restante das cadeirinhas analisadas e também não funciona muito bem.

Outro exemplo, o Storchenbeck Auto BeltLock Stop, uma cobertura plástica colocada acima do fecho do cinto, viola a ECE R44.

Portanto, é difícil confiar totalmente nesses tipos de dispositivos, a menos que os encontremos específicos para a nossa cadeirinha e homologados de forma conveniente. A melhor coisa que podemos fazer é educar nossos filhos sobre como sentar-se com segurança na cadeirinha enão esquecer o posicionamento correto deste, bem como ajustar o arnês e cinto de segurança.

Objetivo Zero
Back to top