Skip to Content

Em que consiste o sistema LATCH?

Em que consiste o sistema LATCH?

22/05/2017

Para que serve o sistema LATCH e onde é utilizado? Pode-se dizer que o LATCH (Lower Anchors and Tethers for Children) é uma modalidade de fixação para sistemas de retenção infantil que é utilizado nos Estados Unidos. É similar ao sistema ISOFIX, utilizado na Europa. O objetivo principal é garantir a segurança em sua instalação e evitar que se comentam erros.

Mesmo o sistema LATCH e ISOFIX oferecerem uma ótima segurança, devemos levar em conta que não são intercambiáveis, isto é, não devemos utilizar uma cadeira com sistema ISOFIX nas com sistema LATCH ou vice-versa. Cada cadeirinha foi projetada para sua correspondente ancoragem.

Podemos reconhecer o sistema LATCH pelo seguinte logo:

Logo del sistema Latch

Os veículos vendidos nos Estados Unidos e fabricados a partir de 1 de setembro de 2002 contam com este importante sistema de segurança em dois de seus assentos traseiros. Desta forma, podemos optar por fixar a cadeirinha com o sistema LATCH ou com o cinto de segurança. Da mesma forma que no sistema ISOFIX, os sistemas de retenção infantil dirigidos a crianças maiores (assentos elevatórios) costumam requerer a utilização do cinto de segurança para sua ancoragem ou de uma combinação de ambos.

Igualmente ao sistema europeu, o americano também conta com três pontos de ancoragem:

  • Duas ancoragens inferiores que estão nos assentos (normalmente nos dois traseiros). Encontram-se localizados na base do assento em sua união com o encosto. As cadeirinhas adaptadas ao sistema LATCH contam com dois ganchos flexíveis que devem fixar às duas ancoragens. Os assentos que normalmente contam com estas ancoragens são os dois laterais de trás.
  • Uma correia de ancoragem superior. A maioria das cadeirinhas viradas para frente contam com uma correia superior ou top tether onde se fixa a esta âncora. Por outro lado, os assentos infantis virados para trás não possuem uma correia de fixação superior.

Em todo o caso, o aconselhável é ler o manual do veículo para encontrar a localização exata dos três ganchos, bem como revisar o manual da cadeirinha e seguir suas indicações para não cometer possíveis erros na instalação. Recordemos que para garantir a segurança da criança é vital que a cadeirinha esteja bem ancorada e fixada, caso contrário não poderá segurar a criança em caso de impacto.

Portanto, é importantíssimo verificar se o assento não se move mais de um ou dois centímetros para frente ou para os lados.

Também devemos levar em conta que a maioria dos fabricantes de cadeirinhas infantis estabelecem limites de peso, assim como na Europa. Onde se aconselha a não ultrapassar este peso indicado e passar para outra cadeirinha caso a criança exceder (aqui estão os diferentes tipos de SRI vendidos nos Estados Unidos e a legislação vigente em cada Estado).

No seguinte vídeo do NHTSA é mostrado como instalar uma cadeirinha com o sistema LATCH, virada para trás:

E neste outro mostra-se como instalar uma cadeira com o sistema LATCH, virada para frente:

Saiba como instalar outras cadeiras com as demonstrações do NHTSA.


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top