Skip to Content

Subsídios para comprar cadeiras viradas para trás? Já existe uma cidade que o faz

Subsídios para comprar cadeirinhas viradas para trás? Já existe uma cidade que o faz

19/01/2017

Em numerosas ocasiões falamos sobre as diversas vantagens de levar as crianças em sistemas de retenção infantis (SRI) virados para trás durante o maior tempo possível. Cientes disto, Bimenes, um município da comunidade autónoma do Principado de Astúrias, tornou-se o primeiro município espanhol a oferecer ajuda para a compra desses sistemas para os pais de crianças que nasceram em 2016, 2015 e 2014.

Trata-se de uma iniciativa que ainda está pendente de aprovação das contas, como indicado pelo La Nueva España. No entanto, já foi anunciado que um montante será destinado ao subsídio da compra sistemas de retenção infantil virados para trás para crianças de até 4 anos de idade.

A Câmara aprovou por unanimidade a adesão à iniciativa que incentiva a utilização destes dispositivos de segurança virados para trás e também autorizou a concessão de auxílios para a compra deles. A princípio, os pais de crianças nascidas em 2016 poderão solicitar essa ajuda, mas ampliou-se a crianças nascidas em 2014 e 2015 com efeitos retroativos.

O tripartite formado por PAS, IU e XenteYerbato lançou a proposta, a qual recebeu o apoio de todos os partidos.

Deve-se destacar, entretanto, que o montante a ser destinado para tal ajuda ainda não foi determinado.

Por que virados para trás?

Enquanto um sistema de retenção infantil pode reduzir as lesões em 50%, a cadeirinha virada para trás pode prevenir até 80%. Levar as crianças deste modo também oferece uma maior proteção no pescoço, na coluna e na cabeça, precisamente as partes mais vulneráveis.

Os especialistas aconselham a ir nesta posição durante o maior tempo possível, mas, sobretudo, até que as crianças completem 4 anos.

Precisamente, apenas algumas cadeiras viradas para trás obteram o famoso selo Plus Test na Suécia. Entre os muitos testes que são realizados, foca-se especialmente em avaliar a força que o pescoço deve suportar em tais impactos. Aqui está toda a informação sobre o Plus Test e as cadeirinhas que o superaram.

Neste sentido, recomendamos este infográfico com todas as informações necessárias para levar as crianças viradas para trás.


SRI mirando hacia atrás


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top