Skip to Content

Sensores anti-esquecimento nas cadeirinhas para carro, deveria ser obrigatório? A Itália dá o primeiro passo ao estudar esta medida

Sensores antiolvido en las sillitas de coche, ¿debería ser obligatorio? Italia da el primer paso al estudiar la medida

06/11/2018

Esquecer a criança no carro é um dos grandes temores de muitos pais ou responsáveis por cuidar das crianças. É que, lamentavelmente, muitos destes esquecimentos terminam em tragédias. Não é necessário que estejamos nos meses de mais calor do ano para que a criança sofra uma insolação. Em dias com temperaturas um pouco acima dos 20ºC, o interior do carro pode chegar aos 50ºC. Uma temperatura corporal acima de 40°C já coloca a vida em perigo.

Atualmente há no mercado diferentes sistemas que procuram precisamente evitar que as crianças fiquem sozinhas no carro por um esquecimento. A Itália é um dos países que quer dar um passo à frente neste sentido. O ministro de Transportes, Danilo Toninelli, anunciou recentemente em uma entrevista que será obrigatório usar cadeirinhas para carro com sensor para evitar o esquecimento das crianças nos veículos. A Itália se destaca assim e aposta de maneira contundente em erradicar os desafortunados incidentes que surgem por este motivo. É que nos últimos anos, na Itália ocorreram alguns casos de falecimentos de crianças dentro do carro pelo esquecimento de seus pais. 

Neste sentido, o governo italiano está estudando em iniciar uma dedução fiscal de até 200 euros por família para a instalação desses sistemas. 

A ideia é implantar um sensor que avise o motorista de que há uma criança na cadeirinha ao fechar a porta do carro. Este sensor detectaria o peso da criança. 

Atuar a tempo pode salvar a vida de muitas crianças.O relatório ‘Crianças nos automóveis e a insolação na infância’, da Associação Espanhola de Pediatria e Fundación MAPFRE, fala sobre os efeitos de deixar uma criança sozinha no carro e como pode ocorrer o temido choque de calor. Também oferece conselhos para evitá-lo e como reagir à insolação.

Infografia calor

Objetivo Zero
Back to top