Skip to Content

Semana Europeia da Mobilidade: qual meio de transporte alternativo os meus filhos podem usar para ir à escola?

Semana Europea de la Movilidad: ¿Qué medios de transporte alternativos pueden utilizar mis hijos para ir al colegio?

16/09/2020

Engarrafamentos, atrasos, poluição… Os transportes são responsáveis por mais de 30% das emissões de CO2 na União Europeia, das quais 72% provêm do transporte rodoviário, de acordo com dados do Parlamento Europeu. Cada um de nós pode contribuir para uma menor poluição do planeta, por exemplo, modificando a forma como nos deslocamos. O transporte para a escola também pode ser feito de forma sustentável: com menos emissões e, na maioria dos casos, com maneiras que contribuam para uma saúde melhor. 

-A pé. Caminhar para a escola é, sem dúvida, uma das formas mais eficientes e saudáveis. Claro, tudo vai depender da distância a ser percorrida. Em todo caso, o deslocamento a pé pode ser combinado com outras formas de locomoção mais sustentáveis, como o transporte público. 

-Bicicleta. É uma opção ideal para aqueles percursos que possuem ciclovias ou pouca circulação de outros veículos, como automóveis ou caminhões. Aqui oferecemos alguns conselhos para andar de bicicleta com segurança.

-Transporte público. Sem dúvida, uma boa opção para deslocamentos longos e pode ser combinado com outras formas sustentáveis de deslocamento, como caminhar ou andar de bicicleta. 

-Uso de outros veículos, como patinetes. Claro, isso sempre deve ser feito com total segurança. Recomenda-se o uso de capacete e a supervisão de um adulto, no caso de crianças pequenas. Aqui, oferecemos dicas sobre o uso de patinetes elétricos pelas crianças.

-O uso do ônibus escolar também é uma forma sustentável de ir à escola, pois reduz significativamente o número de carros que seriam necessários para o transporte de todas as crianças. 

-Veículos que poluem menos, como são os carros elétricos, híbridos, gás natural comprimido (GNV), gases liquefeitos de petróleo (GLP), hidrogênio... Estamos falando de carros pouco ou nada poluentes que podem ser mover graças à eletricidade ou outras formas alternativas. Facilitar a aquisição destes veículos é um dos grandes desafios da União Europeia. 

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE:

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) é realizada anualmente de 16 a 22 de setembro. Este ano, o lema é “Por uma mobilidade sem emissões”. Este tema reflete o objetivo ambicioso de alcançar a neutralidade nas emissões de carbono até 2050, uma meta estabelecida no Acordo Verde Europeu. De acordo com o Acordo de Paris, que visa manter o aquecimento global em um patamar de 1,5 graus, atingir a neutralidade de carbono até 2050 é essencial.

Este ano também busca destacar a importância da acessibilidade aos sistemas de transporte com emissão zero e promover um sistema inclusivo para todas as pessoas.

Desde a Fundación MAPFRE defendemos a mobilidade sustentável. Nosso projeto Virtual Training Bike foi contemplado com o prêmio "Muévete Verde" na categoria de Promoção da Mobilidade Sustentável pela Câmara Municipal de Madrid. Este projeto tem por objetivo promover o uso da bicicleta como meio de transporte ecológico e saudável na cidade e facilitar o aprendizado da direção segura.

A Virtual Training Bike está incluída no Eccentric-Civitas, uma iniciativa da União Europeia no seu programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020, que promove um transporte mais saudável, sustentável e limpo nas cidades.

Objetivo Zero
Back to top