Skip to Content

As cadeirinhas viradas para trás são seguras nos impactos laterais, traseiros e frontais?

¿Las sillitas mirando hacia atrás son seguras en los impactos traseros, laterales y frontales?

28/12/2018

As cadeirinhas viradas para trás representam a maneira mais segura de transportar as crianças no carro. Existem evidências de que viajar virado para trás reduz a chance das possíveis lesões sofridas em uma colisão, e estas cadeirinhas garantem uma maior proteção da cabeça, pescoço e coluna das crianças, ainda em desenvolvimento.

Em nosso artigo “Por que utilizar uma cadeira virada para trás e até quando?” falamos dos benefícios de viajar desta maneira até ao menos os 4 anos, já que podem ser evitado assim 80% as lesões graves em caso de acidente, além do que são mais que indicadas para crianças com necessidades especiais, como baixo peso ou problemas musculares.

As cadeirinhas viradas para trás é o melhor método para proteger as crianças em caso de colisão frontal e lateral (graças a suas proteções para a cabeça) segundo diversos estudos, tal e como podemos verificar em nosso artigo “Passado, presente e futuro das cadeirinhas viradas para trás”. 

No caso das colisões de curta distância  também proporcionam um elevado nível de proteção, já que estas colisões costumam acontecer em baixas velocidades e, na maioria das vezes, em zonas urbanas como nas proximidades dos semáforos. Por tanto, o nível de proteção ante uma colisão de curta distância é mais que suficiente com as cadeirinhas viradas para trás, sempre que sejam cadeirinhas homologadas e que estejamos utilizando-as corretamente.

Para tirar todas as dúvidas a respeito das cadeirinhas viradas para trás, recomendamos que você revise este infográfico completo onde é detalhado as precauções na hora da aquisição, a colocação e o tempo durante o qual as crianças devem ir na posição virada para trás.

Objetivo Zero
Back to top