Skip to Content

Segunda edición del curso de la UNED y Fundación MAPFRE: ‘Bebés y niños seguros en el coche’

Segunda edición del curso de UNED y Fundación MAPFRE: ‘Bebés y niños seguros en el coche’

04/09/2018

Todos podemos sofrer um acidente de trânsito. No entanto, está em nossa mão evitar que continue sendo uma das principais causas de morte infantil. Precisamente o uso e correta instalação dos sistemas de retenção infantil apresenta-se como o meio mais efetivo para prevenir as mortes e lesões graves em crianças ocupantes de veículos. Mais um ano, Fundación MAPFRE, em colaboração com a Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) foi dado início seu curso ‘Bebês e crianças seguras no carro’, já em sua segunda edição.  Inscreva-se e aprenda como contribuir para reduzir a mortalidade infantil nas estradas!

A função deste curso é de informar e formar as pessoas sobre aqueles aspectos mais relevantes relativos à segurança das crianças nos carros e vans, de modo que as pessoas que finalizarem com sucesso o curso sejam capazes de transmitir ditos conhecimentos. Igualmente, trata-se assim de contribuir para reduzir o número de crianças lesionadas vítimas de acidentes de trânsito na estrada.


INSCRIÇÃO


O curso (código SegInfAuto002) começa no dia 9 de outubro e finaliza no dia 22 de novembro de 2018. A equipe docente está composta por:

  • Sra. Rosa Goig Martínez, do Departamento de Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação I, da Faculdade de Educação da UNED
  • Sr. José Quintanal Díaz, do Departamento de Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação I, da Faculdade de Educação da UNED
  • Sr. Jesús Monclús González, da Fundación MAPFRE
  • Sr. Fernando Camarero Rodríguez, da Fundación MAPFRE

O curso será dirigido para aquelas pessoas que podem atuar como transmissores de informação sobre segurança infantil no automóvel como médicos, ginecologistas, parteiras, pessoal de neonatologia, pediatras… Também está dirigido a vendedores de cadeirinhas infantis para carro, professores e formadores de educação viária (auto-escolas, prefeituras, etc), pessoal de concessionarias de automóveis, pessoal de centros educativos (colégios, creche…), polícias e agentes de trânsito, cuidadores de crianças ou experts em segurança viária (pesquisadores, promotores…).

O primeiro módulo aborda a importância dos sistemas de retenção infantil e oferece uma primeira aproximação tratando de temas como a taxa de acidentes, uma colisão 3 impactos, a efetividade e taxa de uso dos assentos, as leis sobre SRI, regras de homologação, provas de autoavaliação e o sistema isofix. 

O módulo 2 trata ‘Como irem seguros desde que nascem até os 12 anos’. Aprofunda-se na Matriz FM, os tipos de cadeirinhas, a primeira etapa quando ainda são bebês, o passo para a segunda etapa, a terceira e quarta etapa com assentos elevatórios e cintos, respectivamente. 

Por outro lado, o módulo 3 destaca a ‘Máxima segurança para todos os grupos de risco’ e aborda a importância de viajar virado para trás, os airbags e segurança infantil, a gravidez e cinto de segurança e as crianças com necessidades especiais.

Por último, o módulo 4 trata ‘Aspectos práticos a ser levado em conta’ como do uso ao bom uso e os erros mais frequentes, campanhas de conscientização de cadeirinhas infantis, verificações práticas do uso do SRI, perguntas frequentes e aspectos práticos do dia a dia.

Há que destacar que cada módulo conta com provas de autoavaliação. Para cada edição do curso há um tutor, sendo possível “conversar” para resolver as dúvidas que possam surgir. Além disso, os alunos de cada edição do curso também podem interagir mediante um fórum interno.

Este curso foi inspirado no programa de formação desenvolvido em EEUU pela Administração Nacional para a Segurança do Trânsito pela Estrada (NHTSA), e tem sido adaptado à situação dos países de língua hispânica e portuguesa: www.cpsboard.org. Também há que destacar que grande parte dos conteúdos foram baseados no recurso on-line da Fundación MAPFRE através de www.seguridadvialinfantil.org

Objetivo Zero
Back to top