Skip to Content

SecureGuard, quarto ponto de ancoragem que pode reduzir lesões abdominais

SecureGuard, quarto ponto de ancoragem que pode reduzir lesões abdominais

10/02/2017

Os sistemas de segurança mais eficazes para carros são os cintos de cinco pontos, uma vez que eles mantém o corpo junto ao assento em caso de um acidente: para frente, para os lados, para cima e prevenindo o efeito submarino. Este tipo de arnês pode ser encontrado em carros de corrida, e, claro, em cadeiras de criança no atual Grupo I.

Uma consequência benéfica destes cintos cinco pontos de fixação do SRI para o Grupo I é que protegem a área abdominal das crianças, enquanto que o cinto de três pontos, para cadeiras do Grupo II, não é totalmente abrangida. É uma área que pode ser afetada em caso de acidente se a postura da criança não estiver correta, enquanto viaja no carro, algo que acontece muito frequentemente com quase todas as crianças.

Objetivo:reduzir as chances de sofrer lesões abdominais em crianças

Para evitar ou diminuir as lesões abdominais em crianças em caso de acidente, existem diferentes soluções do ponto de vista da postura da criança como o usado no SRI. Uma delas, a mais simples, é que o assento elevado ou as cadeiras do Grupo 2/3 disponham de uma guia inferior para manter o cinto abdominal na melhor posição.

Outra solução mais elaborada, e a priori mais eficaz, é ter um quarto ponto de ancoragem na própria SRI para ajudar a manter a faixa abdominal no lugar, e ajudar a reduzir as forças aplicadas ao abdômen em caso de acidente. Da mesma maneira como acontece com os cintos de cinco pontos, esta peça central elimina o efeito submarino e evita o deslocamento do cinto para a barriga, mantendo-o na parte inferior do abdômen.

O fabricante de sistemas de retenção infantil Britax Römer desenvolveu SecureGuard, uma tecnologia que permite conter o movimento indesejado da faixa abdominal do cinto de segurança. Assim, para acomodar a criança na cadeira, esta faixa tem que atravessar a peça central.

A extensão dos lesões abdominais varia dependendo principalmente da posição adotada, e o posicionamento correto do cinto de segurança. Nos casos em que a faixa do cinto inferior encontra-se em sua barriga, estas lesões podem afetar o fígado, baço e rins, e é mais provável de acontecer quando a criança está dormindo, pois ele não vai estar ciente de sua própria postura.

Tudo isso poderia ser melhorado com os cintos de cinco pontos. O problema é que para manter a segurança de um corpo de mais de 15 ou 18 quilos são necessários cintos com uma resistência enorme, e um sistema de fixação capaz de manter o conjunto todo em caso de acidente. Portanto, a partir dos 18 quilos, recomenda-se que as crianças viagem com os cintos de segurança do carro, e um SRI adequado a suas características físicas.


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top