Skip to Content

Se você sai andar de bicicleta com seu filho, também deve pensar na sua segurança

Circular com crianças de bicicleta

26/06/2015

A bicicleta pode ser usada não apenas como elemento de lazer e esporte, mas também como meio de transporte urbano. Aqui na Espanha não temos tanto costume, mas em países do centro da Europa é muito habitual. É saudável, não polui e é muito eficaz para pequenas e médias distâncias dentro da cidade.

Se você decide andar de bicicleta e levar seu filho, deve considerar várias coisas. Para começar, se a bicicleta é para uma pessoa (e isto é o mais normal), só poderá levar como passageiro uma criança menor de 7 anos.

Lembre-se que quem leva a bicicleta deve ser maior de idade. Você como pai ou mãe pode levar, mas um irmão maior, exceto que tenha mais de 18 anos, não pode levar seu irmão menor de passageiro na bicicleta.

Para levar uma criança na bicicleta, deve ser usado um assento adicional homologado. Estes assentos têm encosto, arnês e repouso para os pés. Verifique se o assento está perfeitamente fixado na bicicleta.

O mais habitual é utilizar uma cadeira traseira, colocada sobre um porta-bagagem, mas também há cadeiras dianteiras, que se colocam sobre a barra, entre o selim e o guidão.

Não esqueça que as crianças devem sempre usar capacete para andar de bicicleta, tanto dentro como fora da cidade.

Outra opção que existe e é cada vez mais utilizada para levar crianças como passageiros na bicicleta são os reboques.

Assim, o regulamento geral do Estado permite que as bicicletas levem um pequeno reboque ou semi-reboque, com a condição de que sua massa não supere 50% da massa em vazio da bicicleta (que é o veículo trator) e sempre de dia, mas em nenhum caso podem ser transportadas pessoas no reboque (ponto 4 do artigo 12 do Regulamento Geral de Circulação).

Isto se aplica sempre que a circulação seja fora de cidade. Dentro de cidade a coisa é diferente e o regulamento diz que na circulação urbana é preciso atender o indicado nas ordens municipais. Isto é, conforme cada cidade, pode ou não ser possível utilizar um reboque para levar crianças. É preciso consultar na prefeitura.

Também lembrar que uma bicicleta tem a mesma consideração para o regulamento geral de circulação que qualquer outro veículo. Deve circular pela rua e respeitar todas as normas de circulação, preferências, semáforos e sinais.

Back to top