Skip to Content

Rumo a uma mobilidade 3S: Segura, Saudável e Sustentável

Hacia una Movilidad 3S: Segura, Sana y Sostenible

20/09/2021

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as consequências do uso do automóvel nas cidades e promover outras formas mais seguras, saudáveis e sustentáveis de se locomover, de 16 a 22 de setembro, ocorre a Semana Europeia da Mobilidade (SEM). Com o apoio da Comissão Europeia, ao longo de todo o ano, mas especialmente durante estes dias, pretende-se promover comportamentos mais sustentáveis em torno da mobilidade, abordando os benefícios da utilização de meios de transporte menos poluentes como a bicicleta ou o uso de transportes públicos, por exemplo, em detrimento do uso do carro particular. Nós da Fundación MAPFRE estamos comprometidos com Mobilidade 3S: Segura, Saudável e Sustentável. Junta-se a nós?

Este ano, a Comissão Europeia foca na saúde, tanto física como mental. Sob o lema ‘Mova-se de forma sustentável. Seja saudável’ essa campanha foca na forma como nos deslocamos nas cidades. 

A Fundación MAPFRE promove a Mobilidade 3S por meio de uma intensa campanha. Para promover essa mobilidade mais responsável e respeitosa na Espanha, estamos realizando diversas atividades presenciais em Madrid, Barcelona, Zaragoza e Bilbao. Também está sendo realizada uma ação muito interessante em Portugal. 

Nos últimos anos, a forma como nos deslocamos mudou muito, especialmente com a proliferação dos veículos de mobilidade pessoal (VMP) e o maior papel que a bicicleta está adquirindo nas cidades. Tudo isso fez com que a mobilidade, os riscos e nosso próprio comportamento mudasse. Precisamente, com o objetivo de ajudá-lo a utilizar o patinete elétrico em segurança, a Fundación MAPFRE e a RACC criaram a campanha “Se o faz bem, está tudo bem”:

E que dia melhor para demonstrar esse compromisso com a mobilidade 3S do que dia 22 de setembro, o Dia sem Carros? Uma boa oportunidade para abordar os problemas associados ao aumento do trânsito nas cidades, discutir os benefícios de usar a bicicleta como meio de transporte, além de propor e promover novas formas de mobilidade mais seguras, saudáveis e sustentáveis. 

A Fundación MAPFRE, elo nacional da Carta Europeia de Segurança Viária, os convida a refletir sobre as formas de mobilidade disponíveis e como podemos melhorá-las para conseguir um lugar melhor para viver e se mover com segurança e de forma saudável. Em nosso Manual de Mobilidade 3S é possível encontrar dicas e conselhos sobre o tema.

INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS E RECONHECIDAS

O projeto Virtual Training Bike, da Fundación MAPFRE, recebeu da Cidade de Madrid o prêmio “Muévete Verde”, na categoria Promoção da mobilidade sustentável. Trata-se de uma proposta inovadora em que, por meio de simuladores baseados em vídeos 360º, os usuários podem praticar e vivenciar como é andar de bicicleta pela cidade. Desta forma, este projeto tem por objetivo promover o uso da bicicleta como meio de transporte ecológico e saudável na cidade e facilitar o aprendizado da direção segura.

Este projeto faz parte da Eccentric-Civitas, uma iniciativa da União Europeia em seu programa Horizonte 2020, que fomenta um transporte mais saudável, sustentável e limpo nas cidades, através de medidas inovadoras que melhoram a mobilidade sustentável.

Juntos podemos conseguir uma mobilidade mais 3S. Junta-se a nós?

JUNTE-SE À PEDALADA EM PORTUGAL!

Você é um daqueles que pedalam para conseguir uma mobilidade mais sustentável? Não perca este fim de semana, de 18 a 19 de setembro, a atividade que a Fundación MAPFRE vai realizar na Praça Luís de Camões (Lisboa), em Portugal, às 19h30.

Sob o slogan ‘Pedalar pela sustentabilidade dá sumo’, convidamos todos a se exercitarem e pedalarem pela mobilidade 3S. Pedalando numa bicicleta estática e com uma das melhores vistas de Lisboa, será possível extrair algo de bom – literalmente, já que a bicicleta funciona como um gerador, cuja energia é utilizada num espremedor de fruta. 

Nesta ação, os participantes não só recebem um copo (ecosustentável e reciclável, claro) de suco espremido na hora, como também contribuem para o reflorestamento, uma vez que a Fundación MAPFRE se compromete a plantar uma árvore para cada 10 copos de suco gerados na pedalada. Vamos pedalar por uma boa causa?

accion-portugal.jpg

Por fim, lembramos alguns dos cuidados que você deve ter ao andar sobre duas rodas dentro da cidade. Sem dúvida, uma das melhores maneiras de se mover sem poluir e também fazer exercícios, mas lembre-se, a precaução é fundamental:

cuidadosbici.jpg

Objetivo Zero
Back to top