Skip to Content

Você já revisou o seu veículo a viagem de final de ano?

¿Has revisado tu vehículo estas Navidades?

04/12/2019

Você já pensou em como é importante manter o veículo em boas condições para garantir a segurança não apenas dos passageiros internos, mas também de outros usuários? Para garantir a segurança das crianças, além de um sistema de retenção infantil homologado e adaptado ao tamanho e peso, também é necessário que o veículo em que viajam esteja em perfeitas condições de segurança. 

Com a chegada do Natal, muitas famílias viajam para aproveitar as férias com seus entes queridos. Aos muitos quilômetros a serem percorridos, devemos acrescentar as possíveis inclemências do clima. Por isso, enfatizamos a importância de revisar o veículo. Lembre-se de que ele pode ser imobilizado se comprometer a segurança de seus ocupantes. 

Principais elementos a serem revisados:

- Níveis de óleo, direção hidráulica, fluido de freio, anticongelante e o líquido de lavagem do para-brisa. 

- Pneus, que devem estar em perfeitas condições: não devem ter danos, protuberâncias, furos, rachaduras... Além disso, devem ir com a pressão correta (sempre levando em consideração a carga). Lembramos que a profundidade do desenho não pode ser inferior a 1,6 mm, o mínimo legal. 

- Bateria, especialmente no inverno.

- Bom estado e funcionamento dos freios (pastilhas e discos). Lembre-se de que a distância de frenagem aumenta com a chuva. 

- Iluminação e sinalização devem funcionar corretamente. Você não pode dirigir com os faróis apagados.  

- Boa condição das escovas, tanto dianteiras quanto traseiras, para remover a água e a sujeira do para-brisa.

- É aconselhável verificar o climatizador, o ar condicionado e o filtro da cabine. 

- Você deve sempre levar a documentação obrigatória do veículo (carteira de motorista, CRV e CRLV) e transportar o que é necessário em caso de uma possível emergência (colete refletivo e triângulos). Obviamente, deve-se levar em conta que o veículo não pode circular se o CRLV não estiver em ordem.

Back to top