Skip to Content

Quais requisitos deve reunir um trajeto até a escola para que seja seguro?

12/09/2018

As crianças são os motoristas do futuro. Daí a importância de mostrar valores e comportamentos responsáveis de segurança viária desde muito pequenos. Ir e voltar do colégio é uma de suas principais tarefas como usuários da rodovia. Conheça alguns dos requisitos principais que deve reunir um trajeto até a escola  para que seja seguro e este trajeto, seja realizado com todas as garantias. 

A Fundación MAPFRE  têm realizado auditorias de segurança viária nas escolas, bem como um Manual de Inspeções de Segurança entorno dos colégios.  Tudo com o objetivo de oferecer aos centros escolares e Administrações as ferramentas necessárias para estabelecer entornos escolares seguros para as  crianças em seus trajetos detectando seus principais problemas e possíveis soluções. 

Este transporte escolar pode ser realizado em carro privado, transporte público, bicicleta ou simplesmente andando. Esta última opção é a que será promovida como fruto da aposta pela mobilidade mais sustentável. 

Oferecemos a seguir algumas recomendações para um trajeto até a escola mais seguro:

-Identificação de diferentes rotas escolares e alternativas seguras.

-Portas de acesso e saída nos colégios com boa localização para proteger as crianças do trânsito de veículos. 

-Os cruzamentos devem estar sinalizados por sinais e serem visíveis. Igualmente, aconselham-se calçadas elevadas e zonas com calçadas

- Boa localização, visibilidade, condições de cruzamentos e estado dos pontos de ônibus. Recomendam-se pontos cobertos. Os pontos de ônibus devem estar em trechos retos e nunca à saída de uma curva. Igualmente, tanto o ponto como a sinalização vertical deve ser claramente visível, sem elementos que possam dificultar sua detecção, como árvores, casas, carros estacionados, etc.

- Deve contar com boas rotas para ciclistas.

- Iluminação dos acessos, saídas e zonas adjacentes ao centro escolar.

Largura da estrada e calçadas . Devemos considerar que as crianças sempre devem caminhar pela calçada para uma maior segurança.

-Deve contar com sinais verticais, horizontais e semáforos suficientes que se encarreguem de sinalizar o trânsito de forma segura. Neste sentido, os semáforos devem ter uma duração de suas fases adequada. 

-É necessário que existam faixas de pedestres em todas as proximidades de acesso ao colégio e que estes cumpram uma série de recomendações para permitir o cruzamento dos alunos em condições de segurança: uma correta visibilidade tanto para os pedestres como para os motoristas, a sinalização vertical deve ser visível tanto de dia como de noite ou em condições meteorológicas adversas e semáforos manuais para que os pedestres possam acionar a mudança da luz nos cruzamentos difíceis ou considerar as crianças na hora de programar os semáforos, pois um tempo de espera muito longo pode levar as crianças a cruzarem durante a fase verde do semáforo, gerando uma situação de perigo tanto para eles como para os motoristas. Igualmente, deve-se diminuir a velocidade dos automóveis nas proximidades da faixa de pedestre  e recomenda-se o uso de pintura refletiva e antiderrapante para evitar quedas dos pedestres e deslizamentos dos veículos em dias de chuva.

Naquelas situações nas que a largura do cruzamento não permite cruzar de uma só vez em condições de segurança, se aconselha colocar ilhotas intermediárias nas calçadas para permitir a travessia em dois tempos.

-A circulação nas proximidades dos colégios deve ser moderada. Devem-se ampliar os espaços para os pedestres, especialmente as calçadas nos cruzamentos e pontos onde a concentração de pessoas é maior, bem como nos pontos de ônibus. Neste sentido, também é importantíssimo reduzir a velocidade máxima nos arredores dos colégios e rotas escolares.

-Nos cruzamentos onde as faixas de pedestres não estejam elevadas igual a altura do pavimento das ruas, deve ser  rebaixada as calçadas para facilitar o caminhar , principalmente, dos carrinhos infantis e pessoas de mobilidade reduzida.

-Os móveis urbanos  devem ser colocados fora das zonas de passagem e eliminar das calçadas os postes de sinalização destinados ao trânsito de veículos

-A condição do pavimento deve estar em bom estado, bem como a calçada. 

Neste vídeo oferecemos algumas recomendações para o trajeto até o colégio:

Objetivo Zero
Back to top