Skip to Content

Você recebeu de presente uma cadeirinha para carro para Reis? Isto é o que deverá saber

¿Os han regalado una sillita de coche para Reyes? Esto es lo que debes saber

08/01/2018

O que deve ser levado em consideração se você recebeu de presente de Natal ou Reis um sistema de retenção infantil?  Há uma série de diretrizes que devemos levar em consideração para verificar se temos uma cadeirinha perfeita para transportar nosso filho com segurança. 

Em primeiro lugar, devemos ter em mente que dar de presente um SRI está dando segurança e que, sem dúvida, essa pessoa em questão se preocupou com a segurança viária da criança no momento de fazer esse presente.  Aqui oferecemos uma série de recomendações para dar de presente um sistema de retenção infantil.

Tenha em mente que nem todos as cadeirinhas valem para todas as crianças e nem todas cobrem as necessidades de cada família. Nesse sentido, oferecemos uma série de diretrizes que você deve levar em consideração se você recebeu um SRI como presente:

-Verifique se corresponde à altura e o peso da criança. À medida que a criança cresce, ele precisa de um SRI específico. Em ‘Encontre sua cadeirinha’ você pode verificar as diferentes cadeirinhas de acordo com a altura e o peso. 

-A cadeirinha deve estar homologada, isto é, deve ter passado os testes da R-129 (a última aprovação que está sendo implementada pouco a pouco e essa finalmente, será a única em vigor) ou a R44-04. Enquanto a primeira é baseada na altura da criança, a segunda é baseada no peso. Além disso, é necessário levar em consideração os testes aos quais são submetidos nas diferentes homologações, incluindo a primeira o impacto lateral, entre outros pontos. Você pode verificar este ponto na rotulagem da cadeirinha e no manual do fabricante.

-Verifique se a cadeirinha está em boas condições, isto é, que vem bem de fábrica. Certifique-se de que a caixa não foi aberta e que o SRI aparentemente está bem. Claro, mantenha toda a documentação da cadeirinha. Você deve ter em mente que alguns fabricantes incluem a mudança da cadeirinha em caso de sofrer um acidente de trânsito

-Verifique que possa ser instalada a cadeirinha para carro. Devemos ter em mente que nem todos os SRI podem ser instalados em todos os carros. Existem muitos fatores que influenciam. Por um lado, devemos verificar se a cadeirinha se instala com isofix. Neste caso, devemos verificar se nosso carro possui âncoras isofix. Aqui oferecemos todas as informações sobre este sistema. 

Por outro lado, a cadeirinha pode ter Top Tether ou Pé de Apoio. O carro em questão deve ser capaz de suportar esses sistemas. Costumam ter um reforço no chão.  O manual do veículo indicará se você pode efetivamente colocar cadeirinhas com esses sistemas anti-rotação. 

Além disso, você deve ter saber se a cadeirinha é i-Size, já que geralmente são maiores do que o normal. Verifique aqui como os veículos foram adaptados a este regulamento. 

A melhor opção é a compatibilidade da cadeirinha diretamente com o fabricante do sistema de retenção infantil. A maioria dos fabricantes inclui um link em seu site dando uma lista de todos os carros compatíveis com a cadeirinha em questão.

Se a cadeirinha é universal, pode ser usada em todos os carros. Embora sempre recomendamos verificar sua compatibilidade. E é que também há fabricantes de veículos cujos assentos podem ser reclinados mais do que o normal ou possuem outros recursos que dificultam a instalação. 

-Uma vez que você verificou se a cadeirinha pode ser colocada sem problemas no carro, devemos verificar se a criança pode ser colocada sem problemas, que a sua cabeça não sai do encosto e que o cinto de segurança esteja bem colocado. Lembre que o arnês deve ficar apertado. 

-Outro fator muito importante é que a criança esteja confortável. Devemos ter em mente que viajará muitas horas nesta cadeirinha e que sua ergonomia também é fundamental. 

Finalmente, note que em nossa secção  ‘A cadeirinha mais segura’ você encontrará dicas para escolher o SRI que melhor se adapte às necessidades da criança e que em ‘Viagem segura’  você encontrará recomendações para fazer essas viagens com segurança. 

Objetivo Zero
Back to top