Skip to Content

Que tipos de cadeirinhas viradas para trás estão no mercado?

¿Qué tipos de sillitas mirando hacia atrás hay en el mercado?

29/04/2019

Comentamos em várias ocasiões os benefícios das cadeirinhas viradas para trás como os sistemas de retenção mais seguros para o transporte de crianças. Regulamentações atuais - padrão de homologação ECE R129 - garantem que os SRI das crianças possam ser instalados virados para trás até os 15 meses de idade. Isso estimula e facilita o uso desses dispositivos. Lembramos que o R44-04 ainda é válido, dividindo as cadeirinhas em grupos.  Os SRI dos Grupos 0 e 0+ também são virados para trás.

É claro que as recomendações mais difundidas nos levam a aconselhar o uso desse tipo de cadeirinhas por pelo menos quatro anos. É a maneira mais segura de viajar para as crianças. A musculatura do pescoço e das costas ainda está em desenvolvimento em crianças menores de 4 anos e é, comparativamente, muito mais fraca do que em crianças maiores e, claro, adultos. De fato, através da Fundación MAPFRE, recomendamos que viajem viradas para trás o máximo de tempo, sempre que possível.

Na hora de adquirir uma dessas cadeirinhas, devemos saber muito bem o que o mercado nos oferece. Portanto, descreveremos neste artigo os tipos de cadeirinhas viradas para trás que podemos encontrar disponíveis para compra. 

Tipos de cadeirinhas viradas para trás

Existem três tipos de assentos virados para trás:  apenas virados para trás, conversíveis e «3 em 1». Quando as crianças atingem o maior peso ou comprimento permitido pelo fabricante do assento virado para trás, podem continuar a viajar com essa orientação em um assento conversível ou em «3 em 1».

Assentos orientados para trás

São usados para bebês até 15 quilos, são pequenos assentos e têm alças para transporte. Em geral, têm uma base que é deixada instalada no carro, e penas temos que ajustar o assento à base - como se fosse uma ancoragem ISOFIX -.  Deve ser usado apenas para viagens e não para dormir, alimentar ou qualquer outro uso fora do veículo.

Assentos conversíveis usados virados para trás

Pode ser usado com uma orientação para trás e, quando a idade mínima permitida é excedida, ou no momento em que é decidido alterar a orientação, coloque-o virado para frente para crianças mais velhas.  Isso geralmente acontece quando as crianças excedem o limite de peso ou o limite de altura para ir viradas para trás.

São cadeirinhas mais volumosas do que assentos de bebê, e geralmente não incluem bases separadas. São projetadas para ficar no carro.

Em muitos casos, os limites orientativos para o peso são mais altos, assim como a altura máxima permitida para a criança.

Assentos «3 em 1»  virados para trás

São assentos que podem ser usados virados para trás, para a frente ou como assentos elevatórios.  Isso significa que são assentos que podem ser usados mais tempo, embora, como podemos imaginar, sejam soluções de «compromisso», ou seja, um assento específico será sempre melhor para cada momento da vida da criança, adaptado exatamente às suas características físicas e necessidades.

Objetivo Zero
Back to top