Skip to Content

Quantas crianças posso levar no colégio no meu carro e como devem ir?

¿Cuántos niños puedo llevar al colegio en mi coche y cómo deben viajar?

26/09/2018

Em primeiro lugar, devemos considerar que tudo vai depender do número de lugares que tem o veículo e do número de sistemas de retenção infantis necessários caso as crianças precisem. 

Neste sentido, devemos considerar que todas as crianças pequenas com uma estatura inferior ou igual a 135 cm deverão viajar usando um sistema de retenção homologado adaptado a sua altura e a seu peso, tal e como indicado na lei atual. Além disso, nos veículos com até 9 lugares devem ir nos assentos traseiros salvo três exceções:

  • Em veículos que não disponha de assentos traseiros.
  • Que todos os assentos traseiros estejam ocupados por outras crianças em seus respectivos sistemas de retenção.
  • Em veículos que não seja possível ser instalados os sistemas de retenção nos ditos assentos.

Nesta linha, devemos considerar que um assento já estará ocupado pelo motorista e que o resto poderá ser utilizado pelas crianças, sendo obrigatório que aqueles que vão com a cadeirinha, usem os assentos traseiros. 

No caso de todos os assentos estiverem ocupados por crianças com cadeirinhas ou nos deparamos com algumas das três exceções mencionadas anteriormente, a criança poderia ir no assento do dianteiro do passageiro. É importantíssimo recordar que o airbag deve ser desativado quando as crianças forem viajar no assento do passageiro viradas para trás.

Neste infográfico oferecemos diferentes possibilidades que podemos  nos deparar em um veículo de 5 lugares:

Familias numerosas 

Se falamos de monovolumes, as possibilidades ampliam-se em função do número de lugares. No entanto, sempre devemos considerar que os sistemas de retenção infantil devem ser instalados seguindo sempre as indicações do fabricante, isto é, se a cadeirinha vai com isofix, esta cadeirinha de carro só poderá ser instalada naqueles assentos que disponham das ancoragens isofix. Isto ocorre também se for com o cinto de segurança de três pontos

-Aqui oferecemos recomendações sobre a instalação e fixação das crianças no carro.

Por último, oferecemos à você esta série de recomendações importantíssimas para os trajetos de carro até o colégio:

  • Dedique o tempo necessário à instalação e fixação da criança na cadeirinha. A pressa nunca é boa.
  • Por mais curto que seja o trajeto, sempre deve ir com o sistema de retenção infantil correspondente segundo sua altura e peso.
  • Não coloque a criança na cadeirinha com roupa pesada como, por exemplo os casacos e muito menos com mochilas. Os objetos volumosos devem ir no porta-malas para que não voem em caso de frenagem.
  • Realize uma condução responsável. As crianças tendem a imitar o comportamento que observam, especialmente a dos pais.
  • Evite parar o carro em faixa dupla  para evitar que a criança fique procurandodeixar o veículo em uma zona de fácil acesso para que a criança possa sair e entrar do automóvel sem complicações. 
  • Claro, a criança deve sair e entrar pelo lado da calçada e, em caso de ser necessário, cruzar sempre respeitando as indicações dos agentes ou semáforos e pela faixa de pedestres.
Objetivo Zero
Back to top