Skip to Content

Quando as crianças estão preparadas para irem sozinhas ao colégio?

¿Cuándo los niños están preparados para ir solos al colegio?

05/02/2018

Para muitos pais, o fato de seus filhos começarem a ir sozinhos ao colégio é, de certa maneira, uma fase pelo qual não gostariam de passar. Muitos pais atrasam o momento de seus filhos saírem sozinhos à rua por diversos motivos, mas entre os mais importantes está o medo de que aconteça algo inesperado no trajeto, e que não tenham a seus pais por perto para ajuda-los.

A realidade é que não se pode dizer com precisão em que momento um menino ou uma menina estão preparados para sair sozinhos à rua e ir ao colégio. É algo que depende inteiramente da cada indivíduo, apesar de que se pode estimar uma idade ideal para começar a desfrutar desta autonomia, que é entre os 9 e os 12 anos, segundo revela o estudo (o único a respeito disso na Espanha) titulado “As crianças, as cidades e a segurança viária: Uma visão a partir da pesquisa”, publicado em 2009.

No estudo citado, existem duas formas de ver a idade que as crianças começam ir sozinhas ao colégio. Uma é a idade média real que as crianças começam ir sozinhas, na prática, que é de 9,4 anos; a outra é a idade que os pais deixarão seus filhos irem sozinhos ao colégio, que é de 12,6 anos. As razões desta divergência entre a idade média real e estimada são diversas, mas no fundo trata-se de que os pais procuram estar tranquilos a respeito da segurança de seus filhos, e por isso estimam uma idade mais elevada do que a real.

Às vezes considera-se que as crianças vão sozinhas ao colégio, mas na realidade vão em grupo, ou acompanhadas por algum irmão maior. Dizer “vão sozinhas ao colégio” associa-se a não irem acompanhadas de seus pais, mas na realidade muitas delas vão em grupo, e por tanto a idade real à que vão “sozinhas” é sensivelmente menor que a estimada pelos seus pais.

Conselhos para nossos filhos irem sozinhos ao colégio

  1. Em primeiro lugar, a decisão é inteiramente nossa, e uma vez que decidimos que irão sozinhos ao colégio devemos saber que o que venha acontecer ou façam na via pública é de nossa responsabilidade. 
  2. Se decidimos que ainda não é o momento de irem sozinhos ao colégio, não devemos pensar que estamos superprotegendo ou limitando sua independência. Podemos dar-lhes autonomia em dezenas de detalhes diários.
  3. Até os 7 anos, as crianças têm limitações no campo visual e cognitivas que podem fazer que não percebam adequadamente os perigos.
  4. A partir de 10 anos, uma criança normal está preparada do ponto de vista psicomotor para ir sozinha na rua.
  5. Há que valorizar a maturidade real de nossos filhos: se conhecem os sinais de trânsito e os respeitam, se sabem identificar perigos, se mostram-se seguros quando não estamos com eles… Também têm de responder bem ante desconhecidos, isto é, os ignorando e procurando ajuda em caso de necessidade.
  6. Há que ser levado em conta a distância do colégio e o grau de risco ou perigo que há no caminho. Não é a mesma coisa um percurso de 300 metros em um bairro tranquilo onde se conhece todo mundo, que um percurso de mais de um quilómetro passando por alguma zona perigosa ou isolada.
  7. Embora dependa, no final, das regras do colégio, é bom avisar para seus professores de que a criança começará a ir sozinha para o colégio para que, em caso de ausência nos possam avisar.

Em resumo, a hora de nossos filhos irem sozinhos ao colégio é uma decisão pessoal dos pais que deve-se basear no nível de maturidade dos filhos e na dificuldade, distância ou perigo do caminho a percorrer até a escola. Não existe uma idade ideal genérica, dependendo inteiramente de cada criança o momento em que estão preparadas em todos os sentidos para irem sozinhas. Se eles não pedem, e estão preparados (e sempre que eles possam realizar o caminho sozinhos, segundo comentado anteriormente) deveríamos deixar-lhes evoluir.

Objetivo Zero
Back to top