Skip to Content

Qual é o sistema utilizado no Canadá?

Qual é o sistema utilizado no Canadá?

10/10/2017

O sistema UAS de retenção infantil utilizado no Canadá é uma pequena variação do ISOFIX. É comum que um mesmo sistema tenha pequenas variações em diferentes países e que, além disso, varie sua denominação particular. No caso do ISOFIX podemos falar de variações como LATCH (utilizada nos Estados Unidos), ou duas denominações canadenses como CANFIX e UAS.

UAS são as siglas de Universal Anchorage System, ou Sistema Universal de Ancoragem. Os ganchos estão disponíveis em todos os assentos dos automóveis atuais no Canadá e as ancoragens se encontram em todos os carros fabricados após o dia 1 de setembro de 2002.

O sistema UAS não é um sistema mais seguro que o cinto de segurança para fixar o SRI, mas por outro lado é mais fácil de ser utilizado e dá menos margens a erros na colocação e fixação das crianças. Pode ser o melhor sistema em alguns casos, por exemplo, no caso de utilizar uma cadeira virada para trás que seja leve e pouco robusta. Nesses casos, uma colisão implicaria uma tensão maior no cinto de segurança e o assento poderia inclinar-se, com a consequente redução de suas propriedades de proteção, mas acima de tudo é uma questão de conforto também.

Outra característica do sistema UAS é que ele tem seu próprio limite de peso (da criança) admitido, que será específico da cada fabricante de veículos. Por exemplo, a marca Honda fixa em 40 libras este limite, enquanto a maioria dos modelos da General Motors fixa este limite em 48 libras. Estes dados devem estar no manual do carro.

Apesar deste sistema ser dito ISOFIX também, há diferenças subtis quanto a regra particular de cada país podendo torna-los incompatíveis em determinados carros, entre outras coisas. A razão de ser um sistema de ancoragem universal, seja LATCH, ISOFIX ou UAS é apenas garantir a colocação do sistema de retenção infantil sem erros humanos, ao mesmo tempo torna-la sua instalação mais confortável.

Como já mencionamos no artigo, um sistema com ancoragem universal não é mais seguro que o uso do cinto de segurança. A segurança dos sistemas de retenção é determinado por outras características também, como os materiais empregados, a presença de fixação lateral e outros parâmetros.


Back to top